A Secretaria de Turismo do Distrito Federal participou, nesta quarta-feira (30), de uma ação especial de enfrentamento ao tráfico de pessoas realizada no terminal aéreo da capital. A mobilização é uma iniciativa da Secretaria de Justiça e Cidadania do DF (Sejus-DF), em parceria com a Inframerica, administradora do Aeroporto de Brasília, e integra a Campanha Coração Azul, movimento global de combate a esse tipo de crime. A ação marca o Dia Mundial de Combate ao Tráfico de Pessoas, celebrado anualmente em 30 de julho.
Durante toda a manhã, foram realizadas abordagens informativas com passageiros, distribuição de materiais educativos, rodas de conversa e orientações à população sobre os riscos, os sinais e as formas de enfrentamento ao tráfico de pessoas.
Eliane Alves, gerente de enfrentamento ao tráfico de pessoas e apoio ao imigrante da Sejus-DF e presidente do Comitê Distrital de Enfrentamento ao Tráfico de Seres Humanos, destacou a gravidade do tema e a relevância da campanha. “Hoje estamos aqui no aeroporto promovendo essa ação no âmbito da campanha Coração Azul, que simboliza a tristeza das vítimas e o nosso compromisso, como governo e sociedade civil, de agir para combater o tráfico de pessoas. Segundo os dados do Disque 100, temos, em média, um caso confirmado por dia no DF. Além disso, segundo a Secretaria de Segurança Pública, seis pessoas desaparecem por dia na capital, e cerca de 10% dessas pessoas podem nunca ser encontradas, o que aponta para possíveis casos de tráfico” explicou.
Ainda de acordo com o Relatório Nacional sobre Tráfico de Pessoas de 2024, os Centros de Referência Especializados de Assistência Social (CREAS) registraram 362 atendimentos a vítimas desse crime, sendo 57,2% homens e 42,8% mulheres. O Ministério da Saúde, por sua vez, registrou 304 atendimentos relacionados à violência sexual e exploração, com 62,8% mulheres e 37,2% homens. No DF, somente em 2024, oito vítimas já foram atendidas pela rede de proteção.
A participação da Secretaria de Turismo reforça a importância de ações integradas e de conscientização para garantir a segurança de moradores e visitantes. “Brasília é uma cidade segura, acolhedora e preparada para receber turistas do mundo inteiro. Ações como essa não apenas ajudam a prevenir crimes como o tráfico de pessoas, mas também contribuem para a sensação de segurança e conforto de quem vive ou visita nossa capital. É fundamental que todos os setores estejam engajados nesse esforço”, afirmou o secretário de Turismo do DF, Cristiano Araújo.
Servidores da Setur-DF participaram da mobilização e destacaram o valor da iniciativa. Gardênia Reis, assessora da Subsecretaria de Administração Geral da Secretaria de Turismo, comentou. ”Participar de uma ação tão importante como essa é essencial. Traz para os turistas uma sensação de segurança, ao saberem que existem iniciativas como essa em vigor. Além disso, é um momento importante de qualificação para os nossos servidores”, finaliza.