23.3 C
São Paulo
quinta-feira, julho 17, 2025
spot_img

Festa do Peão de Barretos se consagra como o maior destino turístico do Brasil no segundo semestre

Evento, que acontece de 21 a 31 de agosto, registra venda para 2.374 municípios de todos os estados brasileiros

Faltando pouco mais de um mês para a edição de 70 anos, a Festa do Peão de Barretos já contabiliza ingressos vendidos para 43% dos municípios brasileiros, reforçando sua posição como principal destino turístico do segundo semestre.

Os dados de venda de acessos para o evento – que acontece de 21 a 31 de agosto – revelam ainda que todos os 26 Estados e o Distrito Federal, estarão presentes em Barretos. Ao todo são 2.374 cidades com compra finalizada.

A estimativa é que a edição de 70 anos receba cerca de 900 mil a 1 milhão de visitas. A programação completa abrange as principais disputas de campeonatos de rodeio, nacionais e internacionais, mais de 100 shows em cinco palcos, além de apresentações culturais e artísticas espalhadas pelo Parque do Peão, que funciona 24 horas no período da Festa.

“Este mapeamento nos mostra como a Festa do Peão de Barretos tem movimentado todo o País, literalmente de norte a sul. Junto com o Carnaval no Rio e o São João no nordeste, Barretos é um dos eventos mais relevantes tanto em aspectos culturais e esportivos, quanto de entretenimento”, declara Jeronimo Luiz Muzeti, presidente de Os Independentes, associação organizadora.

Em proporção dentro dos estados, o mais presente é São Paulo, com 95% dos municípios com compra de ingressos para a Festa, seguido do Rio de Janeiro (92%), Espírito Santo (83%) e Mato Grosso do Sul (76%).

Evento movimenta cidades em um raio de 200km

A movimentação turística ocasionada pela Festa do Peão de Barretos atinge a região em um raio de até 200 quilômetros, aquecendo setores como hoteleiro, transporte, comércio e serviços. “Barretos tem praticamente todos os leitos ocupados no período e cidades no entorno, como Olímpia, São José do Rio Preto, Bebedouro e Ribeirão Preto também ‘sentem’ a geração de negócios vinda da festa”, continua Jeronimo.

Além da movimentação hoteleira, o próprio Parque do Peão oferece a opção de hospedagem em área de camping, que atrai turistas de diferentes partes do Brasil. “Desde 2018 percorro mais de 1900 quilômetros pra viver essa emoção que é Barretos durante 24 horas. Escolho o camping porque é o coração da Festa. No camping a gente vive 100% o Barretão”, explica Karine Hubner, que é Juína, no Mato Grosso.

De acordo com pesquisa da Secretaria de Turismo do Estado de São Paulo, 83,3% dos visitantes da Festa são provenientes de outros municípios e permanecem uma média de cinco a seis noites na região. A movimentação econômica é estimada em R$1,2 bilhão. A pesquisa revelou ainda que estes turistas atribuem uma nota média de 9,5 para a qualidade do evento.

Já a organização do evento estima que sejam gerados até 10 mil empregos indiretos para a realização da Festa do Peão de Barretos. Diretamente, o evento emprega cerca de 5 mil pessoas, levando em consideração também o período de preparação.

Os ingressos para todos os setores continuam à venda. Mais informações e venda de ingressos independentes.com.br

Variados

- Advertisement -spot_img

Ultimas Notícias