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quinta-feira, julho 17, 2025
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Com o mote “Sabores com Personalidade”, festival Sabores da Orla transforma pratos em protagonistas de uma campanha viva e interativa

Maior evento de gastronomia praiana do Brasil aposta em storytelling, filtros digitais e funcionalidade inédita para engajar marcas e consumidores em uma jornada phygital

O Sabores da Orla 2025 chega à sua oitava edição com uma proposta que vai além da gastronomia: transformar pratos em personagens, quiosques em palcos e a orla do Rio em uma grande vitrine de experiências. Com o conceito “Sabores com Personalidade”, a campanha deste ano aposta na personificação dos sabores e no storytelling interativo. A ação posiciona o maior festival de gastronomia praiana do Brasil como um case estratégico de experiência de marca — criativa, divertida e totalmente integrada entre o físico e o digital.

Mais de 150 quiosques da Orla Rio fazem parte do festival durante todo o mês de julho, com pratos exclusivos que competem em categorias que também ganharam vida própria e personalidades distintas. “A ideia era fazer com que cada prato tivesse presença de palco e uma história a contar como se fossem candidatos numa grande escolha de sabores”, explica Ingrid Lagrotta, diretora de Marketing e Negócios da Orla Rio.

No perfil oficial do evento (@saboresdaorla), o público pode interagir com personagens como o Pastel do Pódio, o Sanduba do Mestre, a Caipi das Caipis, o Rei do Petisco, a Sobremesa dos Sonhos e o Prato Estrela — cada um com um estilo único, que brinca, provoca e movimenta a disputa com bom humor e engajamento. “As categorias têm vozes distintas e disputam entre si a atenção do público. Elas não apenas apresentam os concorrentes, elas opinam, brincam, ensinam a montar rotas”, conta Thiago Martins, gerente de marketing e comunicação da Orla Rio.

Além do novo critério de sustentabilidade na avaliação dos pratos, outra inovação da edição é a funcionalidade “Monte sua Rota”, disponível no site oficial do evento (saboresdaorla.com.br). A ferramenta permite ao público criar sua própria jornada gastronômica pelas praias do Rio, filtrando por região e por categoria. O roteiro pode ser salvo, compartilhado via WhatsApp e usado como um guia de bolso para explorar a orla com sabor e direção.

A campanha é complementada por uma série de vídeos com linguagem de trailer cinematográfico, além de conteúdos nos tótens TOMI e molduras para selfies nas praias — reforçando o caráter phygital da ação e conectando as experiências online e offline de forma fluida e orgânica.

O Sabores da Orla 2025 conta com patrocínio de marcas como Stella Artois Pure Gold, Smirnoff, Mateus Rosé, Filippo Berio, Don Ravello, além do Governo do Estado do Rio de Janeiro, Embratur, com apoio institucional do Senac RJ e do Projeto Diamantes da Cozinha, além do Radisson Hotel e do Cine Roxy. A campanha é amplificada por um ecossistema de mídia envolvendo TV Record Rio, Portal R7, TOMI, NEOOH, FM O Dia, Grupo Coruja, Visit Rio, além de Google, YouTube, Meta Ads e ações com influenciadores e veículos especializados em turismo e gastronomia.

Mais do que um festival, o Sabores da Orla consolida a Orla Rio como um território estratégico para marcas que desejam se conectar com um público real, em momentos de lazer, sociabilidade e memória afetiva.

“A orla carioca é uma mídia viva, um palco democrático e natural. Através dos Sabores da Orla, as marcas conseguem entrar na conversa das pessoas de forma espontânea e afetiva. Com o Sabores da Orla, conseguimos criar uma conexão real entre produto, experiência e memória”, finaliza Ingrid.

Sobre a Orla Rio

Responsável pela gestão de 309 quiosques e 27 postos de salvamento, a Orla Rio transforma a orla carioca em uma plataforma viva de experiências, gastronomia, turismo, entretenimento e mídia ao ar livre. Com iniciativas como o Sabores da Orla, a empresa reforça seu compromisso com uma orla mais vibrante, sustentável e conectada com a cidade.

Ficha Técnica – Sabores da Orla 2025

Direção geral, concepção criativa e redação: Ingrid Lagrotta
Direção de criação: Thiago Martins
Direção de arte: Luan Caju e Pedro Barbosa
Produção de conteúdo: Jéssica Menezes, Carol Oliveira, Samara Teles e Giovanna Abreu
Gerência de Comunicação / Atendimento: Bárbara Cruz
Gerência de Projetos: Lila Duarte
Produção: Lila Duarte e Guiga Narcizo
Crescimento: Victoria Braz
Experiência de Marca: Dani Macedo, Raphael Matos e Raissa Agra
BI: Filipe Cruz
Mídia e Produção do site: Sync
Finalização digital:
Produção fotográfica: Maurício Pereira
Produtora de vídeos: Alva films

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