Com presença em 44 países, a FlixBus leva o seu modelo escalável ao quinto continente e reforça a sua estratégia de crescimento sustentável na região Ásia-Pacífico
São Paulo, julho de 2025 – A Flix, empresa global de tecnologia externa para mobilidade de longa distância, anuncia sua entrada no mercado australiano, marcando sua estreia no quinto continente. A operação será lançada estrategicamente às vésperas da alta temporada de verão no país, em linha com o plano da companhia de promoção de crescimento rentável e internacionalização, com foco na expansão global e sem fortalecimento da presença na região Ásia-Pacífico (APAC).
“A Austrália sempre esteve no nosso radar. A geografia única do país passou um planejamento cuidadoso, mas o potencial de mercado sempre foi evidente”, afirma André Schwämmlein, CEO e cofundador da Flix. “Esse é um novo capítulo em nossa trajetória global, que começou há mais de uma década na Europa e que hoje avança com resultados sólidos na América do Norte, América Latina e Índia.”
Expansão Estratégica na Ásia-Pacífico
A região da Ásia-Pacífico (APAC) tem se consolidado como uma das principais apostas para o crescimento do setor de transporte rodoviário de longa distância. Segundo estimativas de mercado, o segmento de ônibus intermunicipais deve crescer a uma taxa anual composta de 12,2% entre 2023 e 2028. Esse avanço é impulsionado por melhorias na infraestrutura, aumento da renda média e baixa oferta de ferrovias em muitos mercados da região.
“A Austrália não é apenas um mercado promissor por si só, mas também um ponto estratégico na consolidação da nossa presença na Ásia-Pacífico. Ao lado da América Latina, a região está no centro do nosso plano de expansão e inovação global”, reforça Schwämmlein. “Apesar da existência de operadoras modernas no país, o setor ainda opera de forma tradicional e com baixa digitalização — o que abre espaço para soluções centradas no consumidor e uma experiência 100% conectada. Nossos clientes ao redor do mundo aguardavam a oportunidade de explorar a Austrália com a FlixBus.”
Modelo de crescimento escalável com parcerias locais
A operação na Austrália seguirá o modelo de negócio de sucesso da Flix, que é uma tecnologia proprietária e inteligência de mercado com parcerias de longo prazo com operadoras locais. Esse modelo, já validado em mais de 40 países em quatro continentes, permite escala, eficiência operacional e experiência de alta qualidade para os passageiros.
Para liderar o negócio no país, a Flix anuncia Yvan Lefranc-Morin como Diretor Geral Sênior para a Austrália.
“Yvan atua na Flix há mais de uma década e teve papel central nas negociações de mercados como França e a região conhecida como Benelux. Seu perfil empreendedor e sua experiência internacional o tornam a escolha ideal para intervenções na operação australiana, fortalecendo alianças estratégicas e liderando o desenvolvimento de um tempo local de alta performance”, acrescenta Schwämmlein.
Com a abertura do escritório da FlixBus em Sydney, Lefranc-Morin passa a residir na cidade e assume a missão de conduzir a expansão da marca no país, reforçando o compromisso de longo prazo da Flix com o mercado australiano e a região APAC.
Forte impulso global, com foco no futuro local
Desde a sua fundação, a Flix já transportou mais de 500 milhões de passageiros em mais de 6.800 destinos globalmente. Seu modelo de atuação combina tecnologia, sustentabilidade e foco na experiência do cliente, oferecendo soluções inteligentes de mobilidade de longa distância e conectividade entre grandes centros urbanos e cidades menores em diferentes continentes.
Sobre a FlixBus
Atuando no Brasil desde dezembro de 2021, a FlixBus é uma empresa de tecnologia em serviços de transporte rodoviário, controlada pela alemã Flix, líder global em viagens acessíveis e sustentáveis, presente em 44 países. A FlixBus está inovando o segmento de transporte brasileiro com seu modelo único e inovador, que oferece viagens de ônibus seguras, confortáveis e com preços acessíveis. A empresa presta serviços de inteligência de mercado a transportadoras regulares, oferecendo soluções de tecnologia para vendas, marketing e atendimento ao consumidor. No Brasil, a FlixBus oferece passagens para mais de 100 cidades em 14 estados e no Distrito Federal. Atualmente, a empresa presta serviços a oito viagens parceiras, todas autorizadas pela ANTT e com presença em rodovias de todo o país. Para saber mais, acesse: www.flixbus.com.br
Sobre a Flix
A Flix quer transformar o setor de transporte coletivo de passageiros ao oferecer opções mais sustentáveis de viagens de ônibus e trens em mais de 40 países, em quatro continentes. Desde seu lançamento em 2013, o Flix tem se destacado com um modelo de negócio otimizado e uma plataforma de inovação, conquistando rapidamente uma posição de liderança no mercado de viagens de ônibus de longa distância na Europa, América do Norte e Turquia. Agora, estamos expandindo com rapidez para a América do Sul e Índia por meio de marcas reconhecidas, como FlixBus, FlixTrain, Kamil Koç e Greyhound.
Guiada pelo interesse crescente em viagens sustentáveis, o Flix distribuiu uma meta ambiciosa de tornar suas operações Net Zero na Europa até 2040, e globalmente até 2050. Para avaliar seu progresso dentro de um modelo cientificamente reconhecido, o Flix colocou metas de curto prazo para a redução de emissões com a iniciativa Science Based Targets.
Enquanto a Flix gerencia o lado comercial do negócio, como planejamento de rede, controle de operações, marketing e vendas, gestão de qualidade e desenvolvimento contínuo de produtos com uma abordagem baseada em dados, as operações são realizadas por parceiros confiáveis da Flix. A transferência inovadora da tecnologia e plataforma de vendas da Flix com as viagens tradicionais transformou uma start-up europeia em uma empresa líder em tecnologia de viagens, com uma expansão global impressionante.