Integrantes do Comitê Descubra Brasil Uruguai conheceram Alagoas e Pernambuco
Os estados de Alagoas e Pernambuco foram os destinos escolhidos para a realização de famtour feita pela delegação de operadores turísticos integrantes do Comitê Descubra Brasil Uruguai, na primeira quinzena de novembro. As visitas técnicas e os passeios, promovidos pela Secretaria do Desenvolvimento Econômico e Turismo de Alagoas e pela Empresa de Turismo de Pernambuco (Empetur), contaram com o apoio da Embratur (Instituto Brasileiro de Turismo) e da Embaixada do Brasil em Montevidéu.
“O objetivo desta ação foi enfatizar a diversificação de oferta no mercado, considerando a crescente demanda pós-olimpíada de produtos relacionados à cultura no Brasil e ao segmento Sol e Praia”, destacou Gilson Lira, diretor de Inteligência Competitiva e Promoção Turística da Embratur. Segundo ele, as vistorias e visitas in loco dos operadores facilitam a comercialização de pacotes de viagens para o País.
Em Pernambuco, o grupo uruguaio visitou hotéis e participou de passeios guiados nas cidades de Recife, Olinda e Porto de Galinhas. A comitiva também conheceu as praias da região e fez passeios de jangadas pelo rio Maracaípe e pelas famosas piscinas naturais. Antes de partirem para a capital de Alagoas, os convidados uruguaios estiveram em Maragogi e conheceram as praias do litoral Norte e Sul do estado (Francês, Gunga, Barra de São Miguel, Barra de Santo Antônio e Carro Quebrado).
Os integrantes se mostraram surpreendidos pela infraestrutura hoteleira e pelas paisagens. “A famtour é uma ferramenta muito útil para nós, pois nos permite conhecer os destinos com suas diferentes atrações, infraestrutura e serviços, bem como a sua cultura”, afirmou Federico García, da Contato Turismo. Ele esclareceu que esta é uma excelente oportunidade para estabelecer relações comerciais com operadores locais.
Já Bettina Vitola, da Dica CVC Grupo, elogiou a distribuição do itinerário: “Descobrimos atrações novas e a infraestrutura hoteleira de cada lugar. Isso vai permitir com que os destinos sejam comercializados adequadamente, pois poderemos aconselhar o visitante de acordo com o seu perfil”. Também participaram da iniciativa representantes da Jetmar Viajes, GOL, Abtour, Rutatur, Ronay, Jorge Martinez & Associados, Guamatur, Aeromundo, Buemes, além de Maria Delia Abib Quiró-Saldana, do SECOM da Embaixada.
Descubra Brasil na América do Sul
A estratégia promocional da Embratur na América do Sul consiste na formação de comitês de promoção – denominados Visite Brasil, na Argentina, e Descubra Brasil, na Bolívia, Chile, Colômbia, Equador, México, Paraguai, Peru, Uruguai e Venezuela. Esses grupos visam promover, divulgar e aumentar o fluxo de turistas para o Brasil. Para cumprir esse objetivo, os Setores de Promoção Comercial das embaixadas brasileiras no exterior coordenam, junto com a Embratur, as atividades dos comitês, que são formados por operadores, companhias aéreas, empresas hoteleiras e seguradas de viagens radicadas nos mercados.