Quem busca combinar aventura e cultura encontra em Cusco o destino ideal. A cidade é o coração da antiga civilização inca e o ponto de partida para visitar Machu Picchu e explorar o Vale Sagrado dos Incas, uma região que impressiona por sua beleza natural e riqueza cultural, além de seus inúmeros sítios arqueológicos.
A aventura também tem seu lugar aqui. Você pode andar de bicicleta enquanto admira a incomparável paisagem andina; praticar stand-up paddle e caiaque na belíssima Lagoa Piuray; e, quem busca mais adrenalina, pode optar por tirolesa, canoagem ou via ferrata em Urubamba. O vale também oferece experiências de turismo vivencial em comunidades, saboreando o melhor da culinária local com ingredientes nativos e visitando mercados de artesanato que refletem a herança ancestral do povo inca.
O Vale Sagrado dos Incas oferece acomodações verdadeiramente maravilhosas. Algumas delas são luxuosas e oferecem experiências de bem-estar em um cenário andino mágico.
Experiências de natureza e bem-estar no Vale do Colca
No sul do país, encontra-se o Vale do Colca, localizado a três horas e meia da cidade de Arequipa. Este lugar mágico encanta com suas paisagens que convidam os viajantes a mergulhar na autenticidade da vida rural, observar o voo impressionante dos condores e explorar suas maravilhosas paisagens andinas.
Por meio de caminhadas e passeios de bicicleta, você poderá apreciar pequenas vilas cujos habitantes vestem roupas tradicionais locais, vales extensos e o Cânion do Colca, um dos mais profundos do mundo. Em meio a esse belo cenário natural, você também encontrará diversas piscinas termais, ideais para relaxar. A região conta com pousadas e hotéis de luxo projetados com respeito ao meio ambiente e concebidos para integrar conforto, sustentabilidade e conexão com a natureza.
Beleza e Aventura em Huaraz
Para aventureiros e amantes da natureza, Huaraz, capital da região de Ancash, é um destino imperdível nesta época do ano. Localizada a 400 quilômetros de Lima, com voos diretos de apenas uma hora, a cidade é a porta de entrada para a Cordilheira Branca, a cordilheira tropical mais alta do mundo. Em julho, o clima seco garante céu limpo e visibilidade perfeita para caminhadas, escaladas e montanhismo.
O Parque Nacional Huascarán, lar do pico mais alto do país, oferece trilhas entre lagoas azul-turquesa, picos nevados e paisagens de tirar o fôlego. Você pode optar por caminhadas de algumas horas ou embarcar em trilhas desafiadoras que duram dias. Um desafio que vale a pena, pois a paisagem circundante é simplesmente espetacular.
Áncash também possui importantes sítios arqueológicos, como o templo Chavín de Huántar, declarado Patrimônio Mundial da UNESCO. Este local revela a grandeza da cultura Chavín, conhecida por sua arquitetura cerimonial e esculturas em pedra, construídas há mais de 3 mil anos.
Como chegar?
O Peru conta atualmente com 42 voos semanais diretos que conectam São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília, Porto Alegre e Curitiba (voos com duração média de cinco horas) a Lima. Da capital peruana, é possível seguir em voos domésticos para regiões encantadoras e mágicas do país, como Cusco, Arequipa e Huaraz (Áncash).
Lima não é apenas um ponto de conexão; vale a pena reservar alguns dias para explorar a capital peruana. Você pode visitar seu Centro Histórico, que preserva igrejas e casarões vice-reinados, e também os bairros de Miraflores e Barranco, que revelam uma Lima dinâmica e contemporânea, com paredões voltados para o Oceano Pacífico, galerias de arte, museus, cafés, bares e uma ampla variedade de restaurantes que oferecem a culinária peruana, cuja riqueza e sabor requintado lhe renderam diversos prêmios internacionais.