Ao longo de dois dias, a maior feira de turismo da região Centro-Oeste reuniu especialistas e apresentou inovações para o setor
Um dos destaques do primeiro dia foi o bate-papo “Afroturismo e Turismo de Base Comunitária”. Adriano Paulino trouxe à roda de conversa sua experiência na cidade de Cavalcante (GO), que, segundo dados do IBGE de 2022, é a terceira do país com maior proporção de moradores quilombolas. Ele explicou que o Turismo de Base Comunitário (TBC) é coordenado pela própria comunidade, que também recebe integralmente os recursos gerados pelas atividades. “O turismo de base comunitário movimenta a economia das famílias da região”, afirmou.
Agnaldo Araújo, secretário municipal de Turismo e Desenvolvimento Econômico de Alto Paraíso de Goiás, apresentou 12 experiências afetivas disponíveis nas comunidades quilombolas da região, que vão do artesanato à gastronomia e atividades de natureza, como identificação de plantas medicinais e mergulho em rios. Já Rodrigo Neves, da agência Zaltana Ecoturismo, destacou o potencial do TBC: “Um dos seus princípios é a preservação cultural das comunidades, muitas vezes afrodescendentes. O futuro da Chapada dos Veadeiros, com seus cinco quilombos, passa pelo afroturismo de base comunitária. Há muito potencial”.
No segundo dia de feira, o treinador comportamental Saulo Boccanera, com 28 anos de atuação no setor, envolve estratégias para uma melhor gestão do tempo com foco no aumento de vendas. “Precisamos entender o que é urgência e o que é prioridade. Prioridade se planeja. Se tudo é importante e urgente, falta estratégia e planejamento.” Ele também ressaltou a importância de cuidar da saúde física, mental e emocional dos profissionais do turismo. “Trabalhar mais não significa vender mais. É preciso cuidar da sua principal ferramenta de vendas: você mesmo.”
A CEO da agência de marketing para o Turismo e representação de destinos Business Factory, Thais Medina, provocou reflexões ao compartilhar sobre estratégia, planejamento e produção de conteúdos que engajam e valorizam para a geração de vendas. “Quando alguém quer viajar, muitas vezes compra pela internet. Mas, ao procurar um agente de viagens, o que se busca são experiências, segurança e transformação. Precisamos ter uma comunicação com causa. Marketing não é só divulgação ou estratégia; é criar conexões reais, que inspiram e permanecem na memória das pessoas.”
Encerrando a programação, o especialista em inovação e inteligência artificial aplicada ao turismo, Daniel Turbox, ministrou a palestra “Pensar com Inteligência Artificial”. Ele declarado como a IA pode ser utilizado para encantar clientes, aumentar a produtividade e destacar negócios em um mercado competitivo. “A inteligência artificial não veio para substituir o agente de viagens, mas para potencializar o seu talento. Quem entende de gente agora tem uma aliada para compreender também dados, personalização e encantamento em escala.”