
Quais foram os destinos escolhidos pelos brasileiros em 2024? Quais lugares estão se consolidando como escolhas certas — e quais começam a despontar como as novas promessas do turismo? Essas e outras respostas estão no Anuário BRAZTOA 2025 , lançado nesta semana pela Associação Brasileira das Operadoras de Turismo (Braztoa).
Realizado com a consultoria da SPRINT Dados, o estudo oferece um panorama completo das negociações de viagens no Brasil e no exterior pelas operadoras no Brasil, com análise e retrato do cenário econômico, do comportamento de consumo e tendências de mercado no segmento de turismo de lazer.
Em 2024, as operadoras associadas à Braztoa movimentaram R$ 22,09 bilhões em faturamento , com 9,81 milhões de embarques . O anuário também traz informações sobre o perfil dos tipos de produtos adquiridos, as formas de pagamento mais utilizadas, o nível de personalização dos roteiros, entre outras informações.
“Os dados de 2024 mostram a força e o alcance das operadoras de turismo no Brasil, responsáveis por conectar milhões de pessoas a experiências completas e seguras, tanto dentro quanto fora do país. Esses números refletem não apenas a robustez do setor, mas também a confiança que os viajantes depositam nas operadoras para transformar sonhos em realidade, e viagens em experiências incríveis.” comenta Marina Figueiredo, Presidente Executiva da Braztoa
Os destinos mais vendidos no Brasil e no mundo
O estudo apresenta rankings com TOP 10 segmentados com os países, cidades e atrações internacionais mais vendidas , além de cidades, estados e atrações nacionais . E ainda apresenta uma lista com os destinos emergentes , aqueles que não estão no topo das vendas, mas vêm crescendo de forma expressiva e atraindo a atenção dos viajantes.
Turismo Nacional – O Brasil como grande protagonista
Com quase 6 milhões de embarques nacionais (5,88 milhões), o Brasil respondeu por quase 60% de todas as viagens realizadas pelas operadoras associadas ao Brasil em 2024. Um número que comprova a força do turismo doméstico e consolida o país como grande protagonista das escolhas de viagem dos brasileiros.
As escolhas dentro do Brasil mostram a diversidade do país, que combina ícones consagrados do turismo, belezas naturais do Norte a Sul, com destinos que equilibram e conectam os viajantes com experiências de lazer, cultura, natureza e entretenimento.
Das atrações mais vendidas, os grandes clássicos continuam em alta, o Beto Carrero World (1º) , em Santa Catarina, e o Beach Park (2º) , no Ceará, seguem como os preferidos, oferecendo muita diversão e entretenimento, combinadas com sol e mar.. Cruzeiros marítimos (3º) também seguem como escolha consolidada de lazer com múltiplos destinos e serviços a bordo. Seguidos pelas Cataratas do Iguaçu (4º) e por experiências de litoral como os passeios de jangada (5º) e os passeios pelas praias (6º) . Jalapão (7º) , resorts (8º) e city tours (9º) também aparecem entre os destaques.
Entre as cidades escolhidas pelos viajantes, o Rio de Janeiro (1º) liderou o ranking, seguido por Porto de Galinhas (2º) , Maceió (3º) , São Paulo (4º) e Porto Seguro (5º) . Na sequência, estão Salvador (6º) , Fortaleza (7º) , Recife (8º) , Praia do Forte (9º) e Natal (10º) , uma diversidade que reforça a diversidade de experiências oferecidas pelo país, com sol, mar, história e cultura local, e mostra como o turismo nacional combina diferentes tipos de vivências, do ecoturismo ao conforto da hotelaria e à imersão cultural nas cidades.
No recorte por estado, a Bahia (1º) , Pernambuco (2º) e Alagoas (3º) formam o topo, seguidos por Rio de Janeiro (4º) , São Paulo (5º) , Ceará (6º) , Rio Grande do Sul (7º) , Rio Grande do Norte (8º) e Amazonas (9º) .
O estudo ainda apontou os chamados “destinos emergentes”, que são aqueles que ainda não figuram entre os mais vendidos, mas vêm registrando crescimento acelerado e ganhando cada vez mais espaço na escolha dos viajantes. No Brasil, os destaques foram Belém do Pará (1º) , Ipojuca (2º) , Cumbuco (3º) , Bonito (4º) , Gramado (5º) , Aracaju (6º) , Campina Grande (7º) e Pipa (8º) . Esses destinos indicam tendências de consumo que podem se consolidar nos próximos anos.
As escolhas de viagem dos brasileiros em 2024 evidenciam a amplitude e a riqueza da oferta turística nacional. Entre atrações, cidades e estados mais vendidos, figuram 12 unidades da Federação, abrangendo desde ícones de sol e mar até destinos de natureza exuberante, roteiros culturais, grandes centros urbanos e experiências de entretenimento. Quando se somam os destinos emergentes mais relatados, o mapa turístico se expande para as cinco regiões do Brasil, revelando um cenário plural e dinâmico, com interesse crescente por novas rotas e vivências específicas. Essa capilaridade nas escolhas dos viajantes reafirma o papel estratégico do turismo doméstico na geração de renda local, na valorização das identidades regionais e na sustentação de uma malha de serviços que beneficia destinos de perfis variados em todo o país
Turismo Internacional – EUA na frente, mas Europa e Ásia ganham terreno
Com embarques internacionais representando quase 40% das viagens comercializadas pelas operadoras associadas ao Braztoa em 2024, o interesse por destinos no exterior segue quente — e cada vez mais diversificado. Os Estados Unidos mantêm a liderança no gosto dos brasileiros, mas os destinos europeus e asiáticos vêm ganhando terreno, refletindo um viajante mais aberto a novas experiências e cultura.
Entre as atrações internacionais mais vendidas, Orlando segue imbatível como centro das grandes atrações. Os parques da Disney (1º) e da Universal Studios (2º) continuam entre os favoritos absolutos, mas o ranking revela uma busca crescente por experiências diversas: os cruzeiros internacionais (3º) . Torre Eiffel (4º) , Seaworld (5º) , City Tours (6º) por grandes capitais, Parques Temáticos (7º) , Disney Paris (8º) , Machu Picchu (9º) e os Palácios Europeus (10º) completam o ranking de atrações.
Entre as cidades, o top 10 reúne diferentes estilos e continentes, liderado por Orlando (1º) , seguido por Lisboa (2º) , Paris (3º) , Roma (4º) , Nova York (5º) , Buenos Aires (6º) , Miami (7º) , Punta Cana (8º) , Santiago (9º) e Londres (10º) . Um mix que combina lazer, cultura, praia, compras e grandes centros urbanos.
O ranking dos países mais vendidos reafirma o domínio dos Estados Unidos (1º), mas já traz Itália (2º) e Portugal (3º) no pódio — reflexo de um interesse crescente por destinos culturais e gastronômicos. Completam o Top 10: Argentina (4º) , França (5º) , Espanha (6º) , Chile (7º) , Tailândia (8º) , República Dominicana (9º) e Japão (10º) .
Na lista dos destinos internacionais emergentes, o interesse crescente por experiências culturais, de natureza e por novas rotas levou Tailândia (1º), Japão (2º), Bariloche (3º), África do Sul (4º), Singapura (5º), Emirados Árabes (6º), Tunísia (7º), Bélgica (8º) e Costa Rica (9º) a se destacarem entre as escolhas em ascensão em 2024.
O conjunto das atrações, cidades e países mais vendidos mostra que o turismo internacional em 2024 foi marcado por um equilíbrio entre destinos clássicos e novas descobertas. Enquanto ícones consolidados como Orlando, Paris e Nova York seguem no topo, experiências culturais, paisagens exóticas e destinos não tradicionais vêm ganhando espaço, como demonstram as presenças de Tailândia, Japão, Machu Picchu e os palácios europeus nos rankings.
O crescimento de cidades como Lisboa, Roma, Santiago e Punta Cana também aponta para uma ampliação no leque de interesses dos brasileiros, que têm buscado viagens com significado, diversidade de roteiros e conexão com o local. A presença de diferentes continentes no top 10 revela um perfil de viajante mais curioso, aberto e globalizado, atento a novas oportunidades de vivência ao redor do mundo.
A lista dos destinos mais vendidos e dos destinos emergentes revela não apenas os lugares preferidos dos brasileiros, mas também um olhar sobre tendências, comportamentos e desejos de viagem. Ela mostra um equilíbrio entre o clássico e o novo, entre o conforto e a descoberta — e evidencia como o turismo se mantém como uma ferramenta poderosa de conexão, desenvolvimento e encantamento.
Além dos rankings de destinos mais vendidos, o estudo oferece um panorama completo do setor, reunindo dados sobre comportamento de compra, preferências de produto, canais de venda, formas de pagamento, níveis de personalização dos roteiros e perfis de viajantes, além de um panorama do que aconteceu no Brasil e no mundo e como impactou o turismo. Um conteúdo robusto que vai além dos números e ajuda a entender os caminhos que o turismo de lazer tem seguido no Brasil e no exterior.
“O Anuário é um retrato vivo de como os brasileiros viajaram em 2024 — e, mais do que isso, uma ferramenta estratégica que revela movimentos e tendências que devem orientar o setor nos próximos anos. Por trás desses números e embarques estão as operadoras, que têm uma expertise de transformar tendências em produtos viáveis, seguros e bem estruturados. Elas não são apenas fundamentais para democratizar o acesso às viagens, mas também para criar experiências e com alto valor agregado, aos novos e desejos dos viajantes brasileiros”, afirma Marina Figueiredo, presidente executivo da Braztoa.