13.5 C
São Paulo
sexta-feira, julho 4, 2025
spot_img

Último dia de inscrições do Concurso de Contos com apoio da Motiva e BH Airport: vencedores vão para Flip 2025

A iniciativa é uma parceria entre a Motiva, o BH Airport e a Festa Literária Internacional de Paraty com o objetivo de democratizar o acesso à literatura
Belo Horizonte, junho de 2025 – Faltam poucos dias para o encerramento das inscrições do primeiro Concurso de Contos da Casa Flip+Motiva. A iniciativa, promovida pela Motiva, com o apoio do BH Airport, em parceria com a Festa Literária Internacional de Paraty (Flip), recebe textos até esta segunda-feira, dia 30 de junho.
Voltado a quem deseja explorar a criatividade por meio da escrita, o concurso busca descobrir novas vozes, estimular o hábito da leitura e da escrita e contribuir para uma sociedade mais engajada e inventiva. A faz iniciativa parte das ações da Motiva na 23ª edição da Flip, que, pelo terceiro ano consecutivo, é uma das principais patrocinadoras do festival por meio do seu Instituto.
Os contos devem partir do verso “que toda viagem / é feito só de partida” , do poema v, de viagem , do livro Distraídos Venceremos (1987), de Paulo Leminski, homenageado da Flip 2025. Os textos devem ter até 4.000 caracteres (com espaços), ser em português, sem uso de inteligência artificial, em fonte Times New Roman, tamanho 12, espaçamento simples e margens de 2,5 cm e o envio deve ser feito em formato PDF.
Os dois vencedores ganharão uma viagem com tudo pago para Paraty (RJ), onde irão apresentar os seus contos na Casa Flip+Motiva. O espaço integra a rede de Casas Parceiras do festival e promove encontros gratuitos com autores e especialistas sobre diversos temas da contemporaneidade.
 
Para se inscrever no concurso, basta preencher a ficha cadastral aqui e enviar o conto em PDF para o e-mail concursodecontos@museudoterritorio.org.br . A participação é totalmente gratuita e o regulamento completo está disponível aqui .
 
Caso um morador de Paraty esteja entre os vencedores do concurso, além da leitura do conto na Casa Flip+Motiva, o autor ganhará uma viagem cultural a São Paulo para visitar uma iniciativa cultural aprimorada pela Motiva, como o Museu da Língua Portuguesa e a Estação Motiva Cultural.
 
 
Poema de onde foi extraído o verso inspirado do Concurso de Contos Flip+Motiva:
 
Viajar me deixa
uma alma rasa,
perto de tudo,
longe de casa.
Em casa, estava a vida,
aquela que, na viagem,
viajava, bela
e adorável.
A vida viajava
mas não viajei eu,
que toda viagem
é feita só de partida.
 
— v, de viagem, poema do livro Distraídos Venceremos (1987), de Paulo Leminski
 
Sobre o Aeroporto de BH
Com localização estratégica e um dos principais hubs do país, o BH Airport atende a mais de 70 destinos nacionais e internacionais. Desde 2014, o aeroporto é administrado por uma concessão, formada pelo Grupo CCR, uma das maiores empresas de concessão de infraestrutura da América Latina, e pela Zurich Airport, operadora do Aeroporto de Zurique, o principal hub aéreo da Suíça e considerado um dos melhores aeroportos do mundo, além da Infraero, estatal com experiência de mais de 50 anos na gestão de aeroportos no Brasil.
Sobre a Motiva
 
Maior empresa de infraestrutura de mobilidade do Brasil, atua nas plataformas de Rodovias, Trilhos e Aeroportos. São 39 ativos, em 13 estados brasileiros e 16 mil colaboradores. A Companhia é responsável pela gestão e manutenção de 4.475 quilômetros de rodovias, realizando cerca de 3,6 mil atendimentos diariamente. Em Trilhos, por meio da gestão de metrôs, trens e VLT, transporta anualmente 750 milhões de passageiros. Em Aeroportos, com 17 unidades no Brasil e três no exterior, atendem aproximadamente 45 milhões de clientes anualmente. Foi a primeira empresa a abrir capital no Novo Mercado da B3 e compõe há 14 anos o hall de sustentabilidade da B3.
Atenção

Variados

- Advertisement -spot_img

Ultimas Notícias