Perplexidade
“Há alguns princípios básicos que, no nosso entendimento, devem nortear qualquer atividade empresarial. Um desses princípios é o compromisso com a ética. E quando se trata de atuar no campo jornalístico, mais que um princípio a ética é uma questão de vida ou morte. É o senso ético que pavimenta a credibilidade. É a credibilidade que garante sustentatibilidade de qualquer empreendimento no campo da Comunicação.
Alicerçado nesse princípio, lançamos o Mercado&Eventos, há 14 anos, cuja moldura sempre foi um jornalismo plural; cuja argamassa sempre foi o compromisso com desenvolvimento do Turismo; cujo fertilizante sempre foi a informação correta; cuja estratégia sempre foi o respeito aos concorrentes leais. Publicação se tornou vitoriosa, graças ao trabalho árduo e perseverante de uma equipe competente, comandada pelo nosso CEO Roy Taylor.
Entre nossos concorrentes, não há como deixar de citar aquele que, ao longo dos anos, conquistou o respeito do mercado, sobretudo, pelo trabalho perseverante de uma figura que se tornou ícone do setor: o sr. Guillermo Alcorta, presidente do Panrotas.
Com ele, sempre tivemos a melhor convivência empresarial, marcada, mutuamente, pelos limites da ética, esse princípio fundamental que se impõe, sobretudo, quando se busca a concorrência leal e a disputa legítima pela conquista de fatias do mercado, sempre direcionada pelo trabalho correto e distante de quaisquer atitudes oblíquas ou de quaisquer artifícios excusos.
Daí, nossa perplexidade diante de uma informação que acaba que nos chegar e que, certamente, não poderíamos deixar de fazer este registro.
Ela diz respeito ao registro de um domínio feito pelo Panrotas. O domínio é o seguinte:www.mercadoeeventos.com. Os incautos que buscam esse domínio são direcionados para o site do Panrotas (?!). Era como se tomássemos a atitude esperta de registrar o domínio www.panrotas.com, no desejo de capturar para nosso site internautas desavisados que estivessem à busca do site de nosso concorrente.
Não acreditamos que tal iniciativa possa ter o endosso do sr. Guillermo Alcorta, cuja postura ética conhecemos de longa data. Não acreditamos que o Panrotas necessite de uma estratégia tão deplorável como essa para agregar internautas ao seu inventário comercial.
Preferimos acreditar que tenha sido uma iniciativa infeliz de alguém que não a submeteu aos canais competentes. Isso não subtrai nossa perplexidade. Perplexidade de quem tem praticado um jornalismo que procura nunca fraudar os leitores, nem agredir instituições e muito menos desrespeitar concorrentes que se pautem pela lealdade e pelo trabalho correto.
Em respeito aos nossos leitores e internautas, fica aí o registro da nossa perplexidade!”
Jornalista Adolfo Martins
Presidente do Mercado&Eventos