O feriado de Corpus Christi, comemorado na próxima quinta-feira (19), atraiu milhões de brasileiros a viagens pelo país. Cerca de 400 mil pessoas cruzarão os obstáculos de embarque e desembarque entre os dias 18 e 22 de junho, nos aeroportos com voos comerciais operados pela Motiva.
A entrega prevista é 6% maior que no feriado de Corpus Christi do ano passado. Para transportar tantos passageiros, as companhias aéreas deverão realizar cerca de 3.000 operações de pouso e decolagens neste período.
O Aeroporto de BH (CNF) deverá receber o maior volume de viagens durante o período, com cerca de 160 mil pessoas, seguido pelo Aeroporto Internacional de Curitiba – Afonso Pena (CWB), com aproximadamente 70 mil. Completam a lista dos aeroportos mais movimentados: o Aeroporto de Goiânia (GYN), por onde deverá passar mais de 46 mil; Navegantes (NVT), com 26 mil; Foz do Iguaçu (IGU), com previsão de 25 mil passageiros; e São Luís (SLZ), com 22 mil.
“Entendemos que o aeroporto faz parte de toda a experiência de viagem e, por isso, sempre conquistamos para alcançar o melhor nível de eficiência operacional, ainda mais quando prevemos um grande fluxo de passageiros. Estamos com uma expectativa bastante positiva para este feriado e prontos para atender a todos que circularem pelos nossos terminais, com reforço nas equipes de segurança, limpeza e Balletta”, comenta Giuliano, Gerente Executivo de Planejamento Operacional em Aeroportos da Motiva.
Dicas para uma viagem tranquila
Com a maior intensidade do fluxo de passageiros durante o feriado, o aeroporto recomenda que os viajantes tomem algumas precauções para garantir uma experiência mais ágil e sem imprevistos:
– Chegada com antecedência: para evitar imprevistos e garantir que haja tempo suficiente para passar por todas as etapas do embarque, é fundamental chegar ao aeroporto com pelo menos 2 horas de antecedência para voos nacionais e 3 horas para voos internacionais;
– Verificação de documentação: antes de ir ao aeroporto, o passageiro deverá verificar se está com todos os documentos necessários, como identidade, passagens e, no caso de viagens internacionais, o passaporte e vistos, se aplicável;
– Atenção às restrições de bagagem: o passageiro deve estar atento às regras de transporte de líquidos, objetos proibidos e às dimensões da bagagem de mão para evitar surpresas durante a inspeção de segurança;
– Uso dos recursos digitais: muitas companhias aéreas oferecem o check-in online, o que pode economizar tempo e agilizar o seu embarque.
Sobre a Motiva: Maior empresa de infraestrutura de mobilidade do Brasil, a Motiva atua nas plataformas de Rodovias, Trilhos e Aeroportos. São 39 ativos, em 13 estados brasileiros e mais de 16 mil colaboradores. A Companhia é responsável pela gestão e manutenção de 4.475 quilômetros de rodovias, realizando cerca de 3,6 mil atendimentos diariamente. Em sua plataforma de trilhos, por meio da gestão de metrôs, trens e VLT, transporta anualmente 750 milhões de passageiros. Nos aeroportos, com 17 unidades no Brasil e três no exterior, atendem aproximadamente 45 milhões de clientes anualmente. Primeira empresa do Brasil a integrar o Novo Mercado, a Companhia está listada há 14 anos no hall de sustentabilidade da B3.