Com o avanço do acesso à Internet e de serviços de telecomunicações, não é exagero dizer que o mundo vive conectado. No turismo não poderia ser diferente. Cobertura de celular, sinal de internet e presença nas redes sociais hoje são consideradas como condições imprescindíveis para os destinos turísticos.
“A tecnologia está sendo incorporada de tal forma que, por vezes, ela passa até despercebida, fazendo parte da rotina do usuário. O estranhamento acontece na ausência dela”, afirma André Spinola, Gerente Nacional de Atendimento Setorial Serviços do SEBRAE.
A entidade, a partir de 2017, atuará fortemente com Destinos Inteligentes, que tem como um de seus eixos de estratégia a tecnologia, e estuda introduzir a participação de dez startups nacionais com soluções na área de turismo. “Hoje muito se fala de ideias disruptivas, isto é, aquelas que “interrompem o curso normal de um processo”, provocam rupturas. E muitas vezes a disrupção vem das startups, que buscam um modelo de negócio repetível e escalável, trabalhando em condições de incerteza. Essas características das startups têm permitido o surgimento de ideias e práticas inovadoras e o turismo é um setor carente dessa inovação. Aproximar as startups das empresas tidas como tradicionais do turismo é abrir o olhar do setor para as tendências de mercado”, acredita Spinola, que complementa: “As startups devem ser encaradas como aliadas, provedores de soluções tecnológicas que podem alavancar a competitividade das empresas e dos destinos”.
André Spinola será mediador do painel do painel “Tecnologias que agregam valor ao turismo” no Fórum TurisTIC Brasil, a 1ª edição nacional do evento que é realizado há quatro anos em Barcelona, na Espanha, e que em solo brasileiro acontecerá em Salvador (BA), entre os dias 17 e 18 de novembro.
“O turismo brasileiro precisa ser repensado. Tivemos a oportunidade de alavancar nossos números com os grandes eventos esportivos, mas não temos certeza se o que entregamos foi satisfatório. Por mais que os resultados não sejam aqueles esperados, podemos aproveitar tudo o que foi realizado. Mas para isso, as lideranças do turismo brasileiro precisam se abrir para novas discussões. O nosso básico ainda é deficitário, mas não podemos nos furtar de ser tecnológicos. É uma exigência do mercado. E o TurisTIC é um espaço para refletir e abrir novas frentes de trabalho”, finaliza Spinola.
O Fórum TurisTIC Brasil é realizado pelo Eurecat (Centre Tecnològic de Catalunya) e pela Barcelona Media Inovação Brasil, em parceria com a ABR (Associação Brasileira de Resorts), SEBRAE e Salvador Destination.
Serviço:
Dia: 17 e 18 de novembro
Local: Sheraton da Bahia Hotel – Salvador
Endereço: Av. Sete de Setembro, 1537 – Salvador – BA
Contato e inscrições: www.turisticbrasil.com.br