19.2 C
São Paulo
sexta-feira, junho 6, 2025
spot_img

Netflix e Embratur anunciam acordo de cooperação para impulsionar turismo audiovisual no Brasil

Parceria aposta no poder das histórias brasileiras para atrair turistas do mundo todo

Rio de Janeiro, 30 de maio de 2025 – Netflix e Embratur (Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo) anunciaram hoje, durante o Rio2C, um acordo de cooperação para potencializar o turismo por meio das produções audiovisuais brasileiras. A iniciativa reconhece o papel estratégico do audiovisual como vetor de desenvolvimento econômico, projeção internacional e valorização da cultura nacional.

O anúncio foi feito durante o painel “Netflix e Embratur apresentam uma nova temporada — chegou a hora de viver a sua própria história”, com a presença de Marcelo Freixo, presidente da Embratur, Mariana Polidorio, diretora de Políticas Públicas da Netflix, e da atriz Fernanda Souza, apresentadora do reality da Netflix Ilhados com a Sogra, que teve suas duas temporadas gravadas em praias dos estados de São Paulo e Alagoas.

Inspirada em experiências internacionais bem-sucedidas da Netflix em países como França e Espanha, a iniciativa prevê um vídeo promocional que associa o potencial turístico do Brasil a produções que já conquistaram o público global, como Cidade Invisível, gravada na Floresta Amazônica, Casamento às Cegas Brasil, com temporadas filmadas em destinos como Trancoso (BA) e Bom Jardim da Serra (SC), e Sintonia, que destaca as paisagens urbanas da periferia de São Paulo.

“O audiovisual é uma ferramenta poderosa, fundamental também para a promoção turística. Muitas pessoas decidem seus destinos de viagens incentivadas por algum filme ou série que assistiram. O conteúdo audiovisual e o talento brasileiro são reconhecidos pela qualidade, carregam a nossa identidade cultural e conquistam, cada vez mais, corações em todo o mundo. Essa parceria é uma forma de transformar a força das histórias brasileiras em conexões reais”, afirma Marcelo Freixo, presidente da Embratur.

A parceria também prevê o lançamento de um guia de viagem que reunirá roteiros e experiências turísticas baseadas em títulos de destaque da Netflix, que tiveram alto engajamento local e global, e que refletem os principais ativos culturais que a Embratur deseja promover. O material será lançado no final deste ano e refletirá sobre os ativos culturais e naturais promovidos pela Embratur.

“Temos um compromisso de longo prazo com o Brasil. Sabemos que as histórias que contamos ajudam a projetar o país para o mundo e geram impacto direto na economia local, na cultura brasileira e no turismo aqui no Brasil, tanto de público doméstico, quanto internacional ”, afirma Mariana Polidorio, diretora de Políticas Públicas da Netflix.

A parceria reforça o potencial do audiovisual como aliado na promoção do Brasil como destino turístico e um cenário de histórias, além de marcar um passo importante na articulação entre cultura, turismo e desenvolvimento econômico.

Variados

- Advertisement -spot_img

Ultimas Notícias