22.9 C
Brasil
sábado, novembro 23, 2024
spot_img

Festival das Baleias movimenta turismo em Prado

Exibindo Costa das Baleias – Prado. Foto João Ramos (2).JPGMúsica e consciência ambiental se encontram em Prado, a 785 quilômetros de Salvador, até domingo (7/8), durante o 3º Festival das Baleias. O município, localizado na Costa das Baleias, sedia, pela primeira vez, o evento, que contribui para a promoção e crescimento do turismo nesta zona turística.  O objetivo é aproveitar o potencial turístico da região, destacando o espetáculo promovido pelas baleias jubarte, e chamar a atenção para a importância da preservação do ambiente costeiro e marinho.

Com cerca de 7 mil leitos, a expectativa, de acordo com a Secretaria Municipal de Turismo, Cultura, Esporte Lazer, é que o município receba um público de 30 mil pessoas. Entre visitantes de cidades vizinhas, são esperados turistas do Espírito Santo, Minas Gerais, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Rio de Janeiro, beneficiando toda a cadeia produtiva do turismo da cidade e região. O festival, que tem como tema Lixo Marinho, uma responsabilidade de todos!, conta com apoio da Secretaria de Turismo do Estado (Setur), por meio da Superintendência de Fomento ao Turismo (Bahiatursa).

a.2

Segundo o secretário de Turismo, Joklébio Coelho, durante o evento, promovido pelo Instituto Redemar, Prado receberá o título de Capital da Baleia Jubarte. A programação terá shows musicais, com atrações como Jammil, Kart Love e Gian e Cristiano e O Quadro, além de ações ambientais, palestras educativas e apresentações culturais.

Turismo ecológico e cultural – Situada no Extremo Sul da Bahia, entre o mar e as terras cobertas pela Mata Atlântica, a Costa das Baleias abriga tesouro de belezas naturais como o Parque Nacional Marinho dos Abrolhos,considerado o maior berçário reprodutivo da espécie em todo o Atlântico Sul Ocidental.

A Bahia é o Estado que possui o maior número de destinos para a observação das jubarte, sendo 11 no total. Por suas águas quentes e tranquilas, o litoral baiano é escolhido como o local de permanência desses mamíferos que, de julho a novembro, chegam para acasalar, reproduzir e amamentar os filhotes, proporcionando, com suas aparições, um verdadeiro espetáculo da natureza.

Prado fica na fronteira entre a Costa do Descobrimento e a Costa das Baleias, cenário de belezas naturais e reduto histórico e cultural. O Centro Histórico preserva o casario dos séculos XVIII e XIX, com ruas estreitas, calçadas com paralelepípedos e praças arborizadas. Destaque para as centenárias construções da Matriz de Nossa Senhora da Purificação, a antiga Cadeia Pública, a Casa Colonial do Beco das Garrafas e o sobrado da Rua Rui Barbosa.

Related Articles

Stay Connected

0FãsCurtir
0SeguidoresSeguir
0InscritosInscrever
- Advertisement -spot_img

Latest Articles