17.3 C
São Paulo
quarta-feira, maio 21, 2025
spot_img

Ministro do Turismo participa de 26ª Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios

Evento realizado em Brasília (DF) reúne mais de 12 mil participantes. MTur conta com estande para atendimento de prefeitos e demais gestores

O ministro do Turismo, Celso Sabino, participou nesta terça-feira (20.05), em Brasília (DF), da abertura oficial da 26ª Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios, promovida Confederação Nacional de Municípios (CNM). A cerimônia contou com a participação do presidente Lula; do vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin e vinte e uma comitivas de cinco gestores de pastas ministeriais.

O ministro do Turismo, Celso Sabino, falou da importância desse momento para aproximar os atores principais da gestão pública. “A Marcha dos Prefeitos é um momento importante para o municipalismo. A vida das pessoas é muito influenciada pelas decisões tomadas nas cidades: saneamento básico, saúde, educação, infraestrutura, turismo. Para isso, é essencial apoiar os prefeitos e as administrações municipais”, ressaltou Sabino.

No evento, organizado todos os anos pela Confederação Nacional dos Municípios (CNM), os gestores das cidades brasileiras se reúnem na capital para apresentar ao governo federal as demandas locais e receber orientações técnicas sobre políticas públicas. Também são promovidas palestras com temas de interesse da gestão pública.

Participando do estande do governo federal na Marcha, o Ministério do Turismo oferece atendimento técnico para orientar os gestores sobre programa e ações do MTur, como a importância da participação das cidades no Mapa do Turismo Brasileiro; o apoio financeiro à promoção de obras de infraestrutura turística; o suporte à realização de eventos públicos geradores de fluxo turístico; o estímulo ao registro de prestadores de serviços turísticos no Cadastur; a oferta de financiamentos para reforma, ampliação e até capital de giro para empreendedores do Turismo, com o Novo Fungetur, entre outros.

Em seu pronunciamento, o presidente Lula anunciou a criação de uma política de crédito para reforma de moradias e outra para garantir o acesso de pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) a médicos especialistas. Também falou sobre mais uma edição do PAC Seleções, que está disponível para financiar obras públicas essenciais e que deve ser lançada em breve, com foco na construção de casas.

“Além do Minha Casa, Minhas Vida, nós vamos anunciar uma política de crédito para reforma de casa. Ou seja, o cidadão que quiser reformar a sua casa, fazer uma garagem, um quarto, um banheiro, esse cidadão tem direito de ir ao banco e pegar um crédito com juros mais baratos possíveis. Porque o governo sozinho, nem o prefeito, nem o estadual, dá conta de fazer as casas”, disse o presidente.

EVENTO – Com o tema Autonomia municipal: a força que transforma o Brasil, a Marcha dos Prefeitos começou nesta segunda (19) e segue até quinta-feira (22). Na programação estão painéis sobre temas que geram debates nos municípios brasileiros, como a federalização climática, segurança pública, orientações sobre emendas parlamentares, saúde e educação.

Variados

- Advertisement -spot_img

Ultimas Notícias