19.7 C
São Paulo
sábado, junho 14, 2025
spot_img

Iberia teve um impacto de €13 bilhões no PIB e gerou 177 mil empregos na Espanha em 2024

  • A atividade da Iberia gerou 13,227 bilhões de euros em Produto Interno Bruto (PIB) na Espanha, representando 0,87% do PIB espanhol e mais de 177.469 empregos — cerca de 0,9% do total de empregos do país — segundo relatório elaborado pela PwC.
  • A contribuição direta da companhia aérea foi de 4,388 bilhões de euros para o PIB espanhol e mais de 34 mil empregos. Já a contribuição gerada pelos gastos dos passageiros chegou a 8,839 bilhões de euros e 142.987 empregos.
  • O propósito da Iberia é gerar prosperidade conectando pessoas com o mundo. A companhia colabora com cerca de 20 organizações sem fins lucrativos em projetos voltados principalmente à saúde infantil, educação, pessoas com deficiência, refugiados, grupos em situação de vulnerabilidade social e apoio em emergências humanitárias.

O turismo é um dos principais motores de geração de emprego e riqueza na Espanha, e a aviação é um dos atores fundamentais que contribuem para gerar prosperidade nas diversas comunidades onde atua.
A consultoria internacional PwC realizou um estudo sobre a atividade do Grupo Iberia e seu impacto na economia e no emprego espanhóis. Em 2024, a contribuição corporativa da companhia aérea foi de 4,388 bilhões de euros para o PIB da Espanha e 34.482 empregos em tempo integral.

8 bilhões de euros e 143 mil empregos

Em 2024, 31,7 milhões de passageiros viajaram em aviões do Grupo Iberia, sendo 8,1 milhões turistas que chegaram à Espanha — 5,8 milhões deles vindos do exterior, principalmente dos Estados Unidos, França, Itália, Alemanha, Reino Unido, México, Brasil e Colômbia.

O gasto desses turistas gerou uma contribuição de 8,839 bilhões de euros para o PIB espanhol e resultou em 142.987 empregos em tempo integral, especialmente nos setores de hotelaria, comércio, atividades artísticas, lazer e cultura.

No total, a atividade da Iberia gerou 13,227 bilhões de euros em PIB para a Espanha, representando 0,87% do PIB nacional, além de mais de 177.469 empregos — o equivalente a 0,9% da força de trabalho do país, conforme aponta o relatório da PwC.

Esse valor foi calculado com base na metodologia Social Accounting Matrix (SAM), fundamentada no modelo Input-Output, que permite quantificar os impactos diretos, indiretos e induzidos gerados tanto pela atividade da companhia quanto pelos turistas que ela transporta. Ou seja, a Iberia contribui para a economia não somente por meio de suas operações, mas também ao facilitar a chegada de passageiros que impulsionam setores como hospedagem, transporte, alimentação e lazer.

Desde 2019, quando a PwC realizou seu primeiro estudo, o Grupo Iberia aumentou em 3,921 bilhões de euros seu impacto total no PIB e em 13.263 o número de empregos gerados em tempo integral.

“Esses dados demonstram a contribuição do setor aéreo — e, em especial, da Iberia — para a sociedade, tornando real nosso propósito: gerar prosperidade conectando pessoas com o mundo”, afirma Diego Fernández, diretor de Estratégia, Transformação e Sustentabilidade da Iberia.

 

Gerar prosperidade conectando pessoas com o mundo

A Iberia é uma companhia comprometida com o progresso da sociedade e com a geração de impacto social positivo nas comunidades onde atua. Seu objetivo é gerar prosperidade conectando pessoas com o mundo — e, para mensurar esse impacto, a PwC utilizou a teoria da mudança como base.

A conectividade, tanto internacional quanto nacional, é um elemento essencial para a sociedade. A comunidade latino-americana representa o segundo maior grupo entre os estrangeiros residentes na Espanha, ficando atrás somente dos europeus, que compõem 28% do total.

Como reflexo dessa realidade, México, Colômbia e Argentina são hoje os três principais mercados da Iberia em número de passageiros. A companhia opera três voos diários entre as capitais desses países e Madri.

O Grupo Iberia também é um dos principais promotores da coesão territorial dentro da Espanha, com destaque para a conectividade entre a península e as ilhas — as rotas insulares representam 29% dos voos domésticos da companhia.

Com o mesmo propósito de gerar prosperidade, a Iberia mantém atualmente parcerias com cerca de 20 organizações sem fins lucrativos em projetos voltados principalmente para saúde infantil, educação, inclusão de pessoas com deficiência, apoio a refugiados, grupos em situação de vulnerabilidade e assistência em emergências humanitárias. A companhia também disponibiliza 100% de seus voos para o transporte de órgãos, em parceria com a Organização Nacional de Transplantes (ONT), gratuitamente.

“Na Iberia, acreditamos que voar vai além de conectar destinos — é conectar pessoas e gerar oportunidades. Por isso, colaboramos com cerca de vinte organizações para impulsionar projetos que transformam a vida de quem mais precisa. Da saúde infantil à inclusão de grupos vulneráveis, trabalhamos para que nossa atuação gere impacto social positivo onde quer que estejamos”, afirma Sonia Sánchez, diretora de Comunicação, Relações Institucionais e Impacto Social da Iberia.

 

Iberia aterrissa novamente em Madri com seu espaço imersivo

Amanhã, 21 de maio, será inaugurado o Espacio Iberia Madrid, a pop-up imersiva da companhia aérea que este ano será instalada no espaço cultural Serrería Belga. Durante quatro semanas — até 22 de junho — os visitantes poderão conhecer as principais novidades da experiência a bordo, degustar o menu da classe Business, explorar inovações como o modelo A321XLR e participar de atividades como simuladores de voo, experiências de realidade virtual e degustações de produtos. Tudo isso em um ambiente de 1.000 metros quadrados, pensado para aproximar o universo da Iberia de todos os públicos.

Pelo quarto ano consecutivo, a ação aterrissa na capital espanhola para apresentar ao público as novidades que os clientes podem aproveitar ao voar para qualquer um dos 143 destinos da Iberia. Em 2024, o espaço será montado na Serrería Belga, edifício localizado na Calle Alameda, 15, ao lado da Plaza de las Letras, no Paisaje de la Luz.

O Espacio Iberia Madrid estará aberto ao público de 21 de maio a 22 de junho, oferecendo aos clientes da companhia e ao público geral uma imersão completa na experiência de voo da Iberia. O destaque desta edição é a possibilidade de os clientes Iberia Plus degustarem gratuitamente o menu da classe Business em um restaurante exclusivo, com serviço de garçons.

As refeições serão oferecidas em dois turnos de almoço, de sexta a sábado, e um turno de jantar, de quinta a sábado. Antes do jantar, os clientes serão recebidos com um aperitivo servido nas poltronas do A350 de nova geração, disponíveis nas três classes de cabine: Business, Turista Premium e Turista.

Sobre a Iberia

Há 97 anos, a Iberia voa da Espanha para gerar prosperidade, conectando pessoas com o mundo. É a companhia aérea líder em voos entre a Europa e a América Latina, que oferece voos diretos para 18 destinos em 16 países da região. Juntamente com a Iberia Express e a Iberia Regional Air Nostrum, conta com uma frota de 166 aeronaves e oferece voos para meia centena de países ao redor do mundo a partir do aeroporto de Madri, onde desenvolveu seu hub. Faz parte do grupo de companhias aéreas IAG, o primeiro do mundo a se comprometer a atingir emissões líquidas zero até 2050 e a operar com 10% de combustível de aviação sustentável até 2030. Em 2024, a Iberia foi a segunda companhia aérea mais pontual da Europa e a oitava do mundo.

Variados

- Advertisement -spot_img

Ultimas Notícias