18.5 C
São Paulo
quinta-feira, maio 22, 2025
spot_img

Capacitações destacam destinos nacionais no 8º Encontro de Negócios da New IT

O 8º Encontro de Negócios da New IT, realizado no último dia 16, no Costa Hall, no Rio de Janeiro, reuniu não apenas expositores e agentes de viagens, mas também promoveu um rico circuito de palestras de capacitação, que apresentaram com profundidade o potencial turístico de importantes destinos brasileiros. As palestras reforçaram a importância do agente de viagens como elo estratégico entre o cliente e as experiências únicas que o Brasil tem a oferecer.

Iniciando o ciclo de capacitações, Molga Freire, da Empresa Potiguar de Promoção Turística (Emprotur), conquistou a plateia ao apresentar o tema “Rio Grande do Norte: acolhedor e grandioso por natureza”. Em uma palestra descontraída, ela destacou os principais atrativos do estado nordestino, reforçando seu posicionamento como destino solar, receptivo e com forte apelo emocional. A abordagem foi um convite irresistível para que agentes apostem em um destino que combina beleza, estrutura e hospitalidade.

“O estado conta com 410 quilômetros de litoral, com águas sempre quentes e praticamente 300 dias de sol por ano, além de uma excelente mobilidade urbana. Próximo a Natal, considerada a capital mais segura do Nordeste, temos diversos atrativos que vão desde praias e lagoas até serras, turismo religioso e de aventura e festejos juninos como o espetáculo “Chuva de Bala no País de Mossoró”, realizado ao ar livre e que conta a história de Lampião. Somos um destino diverso e que oferece opções para todos os gostos”, ressaltou Molga Freire, que apresentou também São Miguel do Gostoso, um destino em ascensão e com potencial gigante, a 110 quilômetros de Natal, perfeito para esportes de vento e que oferece uma festa de réveillon cada vez mais procurada.

Em seguida, Marinalda Malacarne, da secretaria de Turismo de Porto Seguro, falou sobre a ampla oferta hoteleira da região, que conta com mais de 70 mil leitos, 85 quilômetros de praias e se destaca como um dos destinos mais consolidados da Bahia. A apresentação mapeou os cinco distritos que compõem o município – Arraial d’Ajuda, Trancoso, Caraíva e litoral norte, além do Vale Verde, como foco no Turismo Rural e onde os búfalos são uma atração à parte. Um dos grandes destaques do destino são as vivências indígenas, disponíveis em Porto Seguro e em Caraíva, onde o turista pode fazer uma verdadeira imersão cultural.

“Temos duas aldeias que foram totalmente reestruturadas e estão prontas para receber o turista. Em Porto Seguro, na aldeia Reserva da Jaqueira, os visitantes podem vivenciar um as danças, as pinturas corporais, o artesanato, as orações, a gastronomia e até pernoitar na aldeia.  Já na Reserva Porto do Boi, em Caraíva, os visitantes participam do Awê Pataxó, ritual com defumação, cantos e danças tradicionais e, mensalmente, durante a lua cheia, ocorre o Ritual da Lua Cheia – Ãgohó Tibá, uma celebração com histórias, músicas, danças e banhos de ervas, fortalecendo a conexão com a natureza e a espiritualidade Pataxó”, explicou Marinalda.

A palestra sobre Sergipe, conduzida pela turismóloga Naime Menezes de Melo, apresentou um panorama encantador do estado como um destino autêntico, acolhedor e repleto de experiências memoráveis. Sergipe se destacou não apenas por suas belezas naturais e riqueza histórica, mas também por oferecer ao visitante vivências que conectam cultura, tradição e hospitalidade.

Um dos pontos altos foi o calendário de eventos, com ênfase especial nos festejos juninos, que em 2025 prometem surpreender com uma programação estendida por 60 dias, transformando o litoral sergipano em um grande arraial à beira-mar.

“As celebrações envolvem quadrilhas, shows, gastronomia típica e manifestações populares que refletem a alma vibrante do povo nordestino. Além disso, temos os passeios pelos cânions do Xingó, o ecoturismo no Vale dos Mestres, a visita ao artesanato de São Cristóvão – quarta cidade mais antiga do Brasil – e a imersão cultural nos mercados centrais de Aracaju, onde cores, sabores e saberes se misturam em um espetáculo sensorial”, ressaltou Naime.

Seguindo com as capacitações, foi a vez de Neumari Brites, da Secretaria Municipal de Turismo de Foz do Iguaçu, apresentar uma visão abrangente e atualizada sobre um dos destinos mais emblemáticos do Brasil. Entre os destaques, Neumari ressaltou a modernização do Aeroporto Internacional de Foz do Iguaçu, que passou por significativas ampliações nos últimos anos e os principais atrativos da cidade, como as mundialmente famosas Cataratas do Iguaçu, a Usina Hidrelétrica de Itaipu, o Marco das Três Fronteiras, o Parque das Aves e outros atrativos como o Dreams Park Show e o Wonder Park.

“Das experiências oferecidas pelo Parque Nacional do Iguaçu, um dos passeios mais emblemáticos é a Trilha das Cataratas, que proporciona uma vista panorâmica das quedas d’água e, ao final da trilha, o visitante chega à famosa Garganta do Diabo. Outra opção é a Trilha do Poço Preto, que pode ser feita a pé ou de bicicleta, proporcionando uma jornada mais imersiva na floresta. Para os mais aventureiros, o Macuco Safari é uma das experiências mais emocionantes”, reforçou Neumari

Além disso, a cidade vem investindo fortemente no turismo religioso, com roteiros que incluem templos católicos, evangélicos, budistas e muçulmanos e o turismo de bem-estar, com spas, experiências sensoriais e retiros urbanos, também está em expansão.

Finalizando o ciclo de capacitações, a apresentação da Empresa Paraibana de Turismo (PBTur), ministrada por Márcia Leitte, coordenadora de Projetos Especiais, proporcionou aos participantes uma verdadeira imersão na diversidade cultural, histórica e natural da Paraíba. Em uma exposição detalhada e inspiradora, Márcia reforçou o posicionamento do estado como um destino com enorme potencial para diferentes perfis de viajantes.

O grande destaque foi o Polo Turístico Cabo Branco, considerado o maior complexo turístico planejado do Nordeste, que conta com resorts de alto padrão, parque aquático, o Boulevard dos Ipês e diversos outros empreendimentos em fase de construção ou implantação e a capital João Pessoa, conhecida como “a cidade onde o sol nasce primeiro”. A orla urbana é cercada por praias de águas mornas e tranquilas, onde é possível curtir passeios de catamarã, praticar esportes náuticos ou apenas relaxar. Já o centro histórico, com seus casarões coloniais e igrejas centenárias, oferece um mergulho no passado e revela a alma cultural da cidade.

Além da capital, a Paraíba oferece experiências surpreendentes como o Brejo Paraibano, onde o turista pode vivenciar o clima ameno das montanhas; Cariri que se destaca por paisagens áridas e formações rochosas como o Lajedo de Pai Mateus – um dos sítios arqueológicos mais importantes do país – e por iniciativas de turismo de base comunitária e cultural que oferecem ao visitante vivências autênticas com artesãos, mestres da cultura popular e comunidades locais.

“Com essa diversidade de experiências – que vão da aventura à contemplação, do luxo ao turismo cultural, do litoral ao interior – a Paraíba se apresenta como um destino versátil, acolhedor e repleto de oportunidades comerciais, pronto para encantar viajantes e se firmar de vez no mapa do turismo nacional. A proposta da capacitação foi, justamente, inspirar os agentes a explorarem todo esse potencial e a ampliarem sua oferta de produtos com foco em autenticidade, qualidade e inovação, finalizou Márcia Leite.

Variados

- Advertisement -spot_img

Ultimas Notícias