Olá. Boa tarde.
A Atlantica Hospitality International divulga a segunda edição do seu Relatório de Sustentabilidade que traz os resultados dos compromissos pactuados em 2024 nas temáticas ambientais, sociais e de governança. O principal destaque é a adesão de 100% dos hotéis administrados elegíveis no Mercado Livre de Energia, marcando a transição efetiva da matriz energética da empresa.
Abaixo segue a pauta na íntegra. O que acha?
Abs
Atlantica Hospitality International é a primeira administradora hoteleira do Brasil com 100% dos hotéis no Mercado Livre de Energia
Companhia lança Relatório de Sustentabilidade 2024, com destaque aos principais resultados do programa Aja, iniciativa ESG da administradora, e divulga novas metas que impactam a sociedade e o meio ambiente
A Atlantica Hospitality International, rede de hospitalidade com mais de 180 empreendimentos e 28 mil quartos em todo o país, divulga a segunda edição do seu Relatório de Sustentabilidade que traz os resultados dos compromissos pactuados em 2024 nas temáticas ambientais, sociais e de governança, além de apresentar 6 novas metas para 2025, legitimando a estratégia sustentável da empresa como impulso para os objetivos de negócio da companhia. O principal destaque é a adesão de 100% dos hotéis administrados elegíveis no Mercado Livre de Energia, marcando a transição efetiva da matriz energética da empresa.
A iniciativa faz parte do pilar Aja pelo Planeta, que reflete a missão da administradora ao direcionar esforços para a preservação dos recursos naturais e a redução dos impactos ambientais, assegurando que suas operações sejam cada vez mais equilibradas e conscientes. Além disso, O projeto #desplastifique, ao longo de 2024, também demonstrou forte compromisso com a redução do uso de plástico, com 98% dos hotéis substituindo amenities por dispensers, e 74% dos empreendimentos alterando garrafas plásticas para embalagens mais sustentáveis. Além disso, o projeto Lixo Útil, com 70% dos hotéis executando a pesagem de resíduos, reforça a economia circular e incentiva a reciclagem, enquanto a parceria com o Food to Save evitou o desperdício de mais de 4,3 toneladas de comida, impedindo a emissão de mais de 8.000 kg de CO₂ na atmosfera.
“A publicação do Relatório de Sustentabilidade 2024 marca um momento especial da Atlantica, consolidando, através de resultados, como atuamos em ações ambientais, sociais e de governança como parte do nosso papel na transformação do mundo que vivemos. É uma satisfação perceber que estamos no caminho certo, somos a primeira administradora brasileira com 100% dos hotéis no Mercado Livre. Fica o nosso convite a todos para conhecerem o Aja e, junto conosco, promover as transformações urgentes e divulgar novas metas que impactam a sociedade e o meio ambiente”, explica Flavia Buiati, VP Financeira e Jurídica da Atlantica e embaixadora do Aja.
No pilar social Aja pelas Pessoas, a companhia segue avançando com ações concretas em diversidade e inclusão. Atualmente, 59% dos cargos de liderança em toda a rede são ocupados por mulheres. Além disso, 57% dos colaboradores se autodeclaram negros, e 14% pertencem à comunidade LGBTQIAPN+ — indicadores que refletem um ambiente mais diverso do que a média nacional, segundo dados do IBGE. Outro destaque é o projeto A(s)cenda que registrou a marca de 17% dos funcionários sendo promovidos ao longo do ano, totalizando mais de 1.000 talentos reconhecidos.
Na temática governança, no pilar Aja pelos Nossos Valores, a Atlantica promove um ambiente empresarial seguro, transparente e alinhado às melhores práticas do mercado, reforçando sua dedicação à ética e à excelência. Para fortalecer a transparência de gestão, bem como a excelência financeira, lançará em 2025 o Programa de Integridade, aprimorando as diretrizes éticas do negócio, e o App Investidor Atlantica, projetado para gerar ainda mais transparência na relação com os investidores, proporcionando uma maneira inovadora e robusta de acompanhamento dos rendimentos e performance dos empreendimentos.
Plantando compromisso e colhendo futuro
Com metas para 2025 e para os próximos anos, a Atlantica estabeleceu compromissos sustentáveis ambiciosos de curto e médio prazos:
- Energia: 50% dos hotéis atingindo a meta mínima de redução do consumo de energia elétrica (KWH / RNE) e 100% dos hotéis administrados com plano de redução de emissões de carbono;
- Água: 50% dos hotéis atingindo a meta mínima de redução do consumo de água (Litros / RNE);
- Plástico: 85% dos hotéis administrados utilizando água em lata, vidro e cartonado;
- Resíduos: 85% dos hotéis administrados executando o programa de pesagem do lixo gerado na unidade e 75% dos hotéis elegíveis implementando a solução de redução de desperdícios “Food to Save”;
- Diversidade: Contar com uma demografia interna (por hotel) mais diversa e inclusiva do que a sociedade;
- Pessoas: 17% de colaboradores promovidos;
- Infância: Atingir R$ 250 mil em arrecadação anual para potencializar a parceria com a Childhood Brasil no combate à exploração sexual de crianças e adolescentes;
- Governança: Lançamento do App Investidor Atlantica e adesão de 100% dos colaboradores ao Programa de Integridade da companhia.
Para saber mais sobre o Programa Aja e conhecer o Relatório de Sustentabilidade 2024 clique aqui.
Sobre a Atlantica Hospitality International
Fundada em 1998, a Atlantica Hospitality International, sediada no estado de São Paulo, conta hoje com um portfólio com mais de 180 empreendimentos, que agregam a oferta de mais de 28 mil quartos, em mais de 70 cidades no Brasil. Possui mais de seis mil colaboradores capacitados para atender da melhor forma seus investidores e hóspedes, por meio da transparência e da alta qualidade.
Detém alianças exclusivas com três das maiores redes hoteleiras do mundo – Choice Hotels (dona das marcas Sleep Inn, Comfort, Comfort Suites, Quality, Clarion, Radisson, Radisson BLU, Radisson Collection, Radisson RED, Park Plaza, Park Inn by Radisson e Country Inn & Suites by Radisson), Hilton (bandeiras Hilton Garden Inn, Motto by Hilton e DoubleTree by Hilton) e Wyndham (Wyndham, Ramada Hotel & Suites, Ramada e Ramada Encore) -, além de contar com a família de marcas próprias Transamerica Hotels (Transamerica Fit, Transamerica Executive, Transamerica, e Transamerica Collection, Go Inn Transamerica e Esuites Transamerica) e a chancela by Atlantica. Os empreendimentos de hotelaria da companhia seguem padrões internacionais de excelência, com infraestrutura completa, acomodações modernas e bem equipadas, e serviços cortesia, como conexão para internet wireless e café da manhã.
Pioneira no Brasil entre as administradoras de hotel, a Atlantica faz a gestão de locações de residenciais com serviços e locação flexível dentro da sua vertical Roomo e Radisson Serviced Apartments. E em uma terceira área de atuação, a empresa administra empreendimentos de Multipropriedade, modalidade praticada principalmente em destinos de lazer, com conceito de segunda moradia ou casa de temporada.
Informações para imprensa:
Weber Shandwick – ahi@webershandwick.com
Priscilla Poubel – ppoubel@webershandwick.com | (21) 98351-0185
Lara Moraes – lmoraes@webershandwick.com | (11) 96829-2542
Daniela Belli – dbelli@webershandwick.com | (11) 93391-2915