Taxas de juros atrativas em financiamentos para ampliação, modernização e reforma de empreendimentos turísticos foram apresentadas aos participantes do Fórum Estadual de Turismo da Bahia, nesta sexta-feira (08), por representantes do Banco do Nordeste do Brasil (BNB).
Presidida pelo secretário de Turismo, Nelson Pelegrino, a reunião aconteceu no auditório da Procuradoria Geral do Estado (PGE), no Centro Administrativo da Bahia, com a participação de dezenas de lideranças do setor.
Os representantes do BNB, Soraya Sena e George Guimarães de Melo, informaram a disponibilidade de recursos para operar nessa linha de crédito, facilitada pelo acordo de cooperação técnica já celebrado entre a Federação Bahiana de Hospedagem e Alimentação (FeBHA) e BNB, com intermediação da Secretaria de Turismo da Bahia.
O Programa de Apoio do Turismo do BNB atende agências de turismo, meios de hospedagem, transportadoras turísticas, organizadoras de eventos, restaurantes, cafeterias e similares. A taxa de juros fica em 9,5%/ano, quando os juros calculados pela taxa Selic estão em 14,2%.
O objetivo do programa é integrar e fortalecer a cadeia produtiva do turismo, possibilitando o aumento da oferta de empregos e o aproveitamento das potencialidades turísticas da região, em bases sustentáveis, explicou George Guimarães Melo, do BNB.
Governança
A pauta do Fórum Estadual de Turismo da Bahia incluiu palestra da professora Tânia Fischer, da Escola de Administração da UFBA, sobre a importância das Instâncias de Governança no Turismo. Estiveram presentes ao fórum a superintendente de Serviços Turísticos, Ângela Gonçalves, e o superintendente de Investimentos em Polos Turísticos, Fernando Ferrero, ambos da Setur, juntamente com equipe técnica.