Jogos Olímpicos serão oportunidade de mostrar diversidade do destino
Muito além de Sol e Praia, a reportagem da revista Boutique Chile visitou patrimônios históricos que destacam o Rio de Janeiro como polo de turismo cultural no Brasil. O Chile é o 3º maior emissor de turistas para o País, atrás da Argentina e dos Estados Unidos, de acordo com o Anuário Estatístico do Turismo. Esse tipo de divulgação resulta do esforço da Embratur (Instituto Brasileiro de Turismo) para incrementar o fluxo turístico de sul-americanos antes, durante e depois dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016.
“Para amantes de literatura, uma parada na Biblioteca Nacional – a maior da América Latina – é obrigatória! O espaço, criado graças à chegada da corte portuguesa ao País, em 1808, leva o visitante a um túnel do tempo, por meio de livros, manuscritos, mapas, moedas e medalhas”, destaca o texto. Referência mundo afora quando se trata de boa música, o samba, patrimônio dos brasileiros, é ritmo exaltado na publicação: “No Rio, se ouve os batuques o ano inteiro. Outras excelentes opções musicais são a saudosa bossa nova e o funk carioca, que agita as noites da cidade”.
Por falar em heranças históricas, visita à Igreja de Nossa Senhora da Candelária é “um must” para quem chega à cidade, ressalta a Boutique Chile. Desde 2011, a atração conta com 278 novos projetores de luz, que ajudam a realçar a beleza do edifício. “É uma ótima alternativa por estar localizada em meio a uma série de pontos de interesse cultural a serem explorados”, considera a reportagem.
Na avaliação do presidente da Embratur, Vinícius Lummertz, a inserção da Boutique Chile prova que os esforços do Instituto para potencializar a divulgação do Brasil no exterior e aproximar os dois países têm dado certo. “Trata-se de um mercado que movimenta R$ 1 bilhão ao ano, somando o fluxo de Brasil para Chile e do Chile para o nosso País”, aponta.