Com apoio da Embratur, divulgação foi resultado de press trip realizada no estado da Bahia
Três jornalistas da maior revista do segmento viagens da Holanda, a Columbus Travel, estiveram na Bahia em press trip que contou com o apoio da Embratur (Instituto Brasileiro de Turismo). O resultado da ação foi apresentado em 20 páginas de reportagem e belas fotos na edição da publicação que chegou às bancas esta semana. Também foram parceiros do roteiro cumprido pelos jornalistas Ingo Mark Mackintosh, Regina de Andrade e Malou Van Breevoort, as secretarias municipais e o trade de Boipeba, Maraú/Barra Grande, Itacaré, Ilhéus/Olivença, Trancoso e Porto Seguro.
“O Rio de Janeiro, neste verão, pode reivindicar toda a atenção, mas se você quiser descobrir o Brasil da família real, faça uma viagem ao estado da Bahia”, destaca a reportagem. Entre os destinos visitados, a equipe da Columbus Travel mostrou, na edição de número 59 da revista, detalhes dos arredores de Itacaré, como a cultura do surfe nas praias de Resende, Tiririca e Jeribucaçu, além do passeio de canoa pelo rio, rafting e montaram a cavalo.
Já em Olivença, as atrações foram os vilarejos indígenas e a praia Backdoor. No distrito de Trancoso, além do belo litoral, foram apresentados o artesanato local e a Igreja de São João Batista, no Quadrado, conhecida por ser disputada por noivos de todo o Brasil que desejam realizar suas cerimônias de casamento.
“Com essa repercussão de peso, os holandeses terão mais um motivo para visitar o Brasil para além dos Jogos Olímpicos, que também foram amplamente divulgados na Holanda”, afirma José Antônio Parente, presidente substituto da Embratur. Um exemplo, segundo Parente, ocorreu em abril deste ano, quando o Instituto divulgou a Rio 2016 para 400 empresários estrangeiros no International Business Day, realizado em Amsterdam.
Outra importante ação da Embratur na Holanda foi a participação, em janeiro, na principal feira do trade europeu, a Vakantiebeurs, realizada na cidade de Utrecht. O evento foi visitado por mais de 100 mil holandeses e belgas e contou com 1.200 expositores.
O coordenador-geral de Relações Públicas e Assessoria de Imprensa do Instituto, Guilherme Miranda, destaca que existe um grande potencial a ser trabalhado no mercado holandês, principalmente em parceria com o trade turístico e com a imprensa especializada. “A Embratur já vem colhendo este tipo de resultado de imprensa no mercado desde 2012, quando abriu um escritório de Relações Públicas na Holanda, um dos 11 que o Instituto mantém no exterior”, destaca.
De acordo com Guilherme, além da ferramenta press trip, que produz excelentes resultados, como o apresentado na reportagem da Columbus Travel, a área de RP da Embratur dispõe de um atendimento contínuo à imprensa holandesa, abrindo espaço para o Instituto sugerir pautas, captar oportunidades, emplacar conteúdo e monitorar os noticiários. “Essa relação próxima com os jornalistas internacionais é estratégica para alcançar resultados de mídia espontânea”, completa.
Columbus Travel
A revista Columbus Travel, que possui divulgação impressa e on-line, tem uma média de 50 mil leitores. Em formato similar à revista norte-americana National Geographic, a Columbus conta, em cada edição impressa, com 150 páginas. Utiliza uma rede internacional de fotógrafos e escritores freelance, em um total de 35 mil colaboradores.
Informações de mercado
A Holanda, que enviou mais de 66 mil turistas ao Brasil em 2015, é o 20º mercado emissor de turistas para o Brasil e o 8º entre os países do continente europeu, conforme o mais recente Boletim de Inteligência Competitiva da Embratur. Com 42% de preferência, o turismo de Lazer é a principal motivação para a vinda ao País, seguido pelo turismo de Negócios (27%). Os segmentos mais procurados são Cultura, Ecoturismo e Sol e Praia. O visitante holandês permanece, em média, 15 dias em solo brasileiros, tendo gasto diária estimado em US$ 103. Atualmente, existem 13 voos com frequências semanais que saem de Amsterdam com destino ao Brasil.