No dia 30 de junho, o trade turístico terá oportunidade de se aproximar do Projeto Âncora, premiado por executar uma proposta de educação diferenciada na região metropolitana de São Paulo. Por iniciativa do Skål São Paulo, empresários do trade, autoridades, representantes de entidades e imprensa reúnem-se em um café da manhã com a diretoria do Projeto, na capital paulista.
De forma criativa e inusitada, o encontro pretende trazer à tona o diferencial do Âncora com um debate entre duas crianças alunas, uma mãe e um membro do Skål, sobre métodos de aprendizagem. A ideia é estabelecer um paralelo entre o ensino tradicional e o vivido no Projeto. Em seguida, a plateia será convidada a participar.
“O sistema educacional praticado no país remonta ao século XIX e não atende mais às demandas contemporâneas. No Âncora, os currículos são aplicados a partir das necessidades das crianças que assim aprendem mais e de forma definitiva, além de levar o conteúdo para casa e envolver a família”, afirma Walter Teixeira, atual presidente do Projeto Âncora e past president do Skål São Paulo.
“O Skål São Paulo assumiu como responsabilidade social o Projeto Âncora, desde sua fundação. Agora, pretendemos estender essa consciência ao trade turístico”, enfatiza Aristides Cury, presidente do Skål São Paulo e conselheiro do Projeto.
Idealizado pelo ex-presidente da ABAV – Associação Brasileira de Agências de Viagens, Walter Steurer, falecido em 2011, e sua esposa Regina, o Projeto Âncora nasceu sob o desafio de proporcionar igualdade de oportunidades e condições para a superação da pobreza em Cotia e região. Com tal intuito, o casal Steurer começou, em 1995, a construir o que ele mesmo chamava de Cidade da Âncora: um espaço para o aprendizado, a prática e multiplicação da cidadania.
Desde então, foram atendidas mais de 6 mil crianças, adolescentes e suas famílias, com programas como creche, educação infantil, atividades culturais, artísticas e esportivas e cursos profissionalizantes. Com sua experiência acumulada, o casal Steurer e colaboradores irmanados, concluíram que a inclusão social só se alcançaria pela Educação. Antes de falecer, Walter Steurer viu acontecer este ideal.
O café da manhã, que está sendo viabilizado pelo Higienópolis Hotel & Suítes, conta com o apoio da CBS Comunicação, da MW Way e da R1 Soluções Audiovisuais e começa às 8h.
Mais detalhes sobre o Projeto Âncora podem ser consultados no site : www.projetoancora.org.br