Principal evento B2B latino-americano da Europa divulga pesquisa que aponta o Brasil como um dos destinos mais populares entre os britânicos.
A Olimpíada e Paralimpíada Rio 2016 e o destino Brasil foram destaques na primeira edição da pesquisa de tendências no mercado britânico, a LATA Travel Trends Reports 2016. A publicação foi divulgada durante o principal evento B2B (Business to Business) latino-americano da Europa: o 3º workshop Experience Latin America – ELA. O evento, que contou com a participação da Embratur (Instituto Brasileiro de Turismo), foi organizado pela LATA – Latin America Travel Association e aconteceu entre 6 e 8 de junho, em Londres. “Os holofotes estão oportunamente sobre a América Latina para a Rio 2016”, afirmou o presidente da LATA, Byron Shirto, ao apresentar o estudo.
De acordo com a pesquisa, realizada com o trade e 1.001 consumidores no Reino Unido, o Brasil é um dos cinco destinos mais populares para o turismo na América Latina, junto com o México, Cuba, República Dominicana e Costa Rica. Os principais fatores motivacionais para o turismo nestes países são a variedade e qualidade gastronômica e de bebidas. “Brasil e Peru têm ajudado a sustentar essa tendência com recente explosão de restaurantes abertos em Londres […], ligados a esses destinos”, disse a publicação.
A LATA Travel Trends Reports 2016, que faz uma projeção do mercado para os próximos 10 anos, aponta ainda que os consumidores classificaram o Brasil como um dos países latino-americanos em que a maioria das pessoas gostariam de visitar. “Esse é um resultado animador, já que estamos às vésperas da Olimpíada e Paralimpíada. A pesquisa corrobora os esforços da Embratur em promover os Jogos e também ações que destacam destinos brasileiros em feiras europeias, além das parcerias com a Embaixada do Brasil no Reino Unido”, destacou o presidente substituto da Embratur, José Antônio Parente.
“A Inglaterra ocupa, hoje, a 4ª colocação como o maior emissor de turistas da Europa para o nosso País”, informou José Parente. De acordo com dados do Anuário Estatístico do Ministério do Turismo, em 2015, 189 mil britânicos visitaram o Brasil. Atualmente, 23 voos semanais diretos ligam a Inglaterra ao Brasil.
Outro importante dado apresentado na pesquisa assegura que companhias aéreas, como a British Airways, LATAM e Air Europa, estão aumentando o número de voos partindo do Reino Unido para a América do Sul. O aumento de voos para destinos latino-americanos agrega oportunidades para roteiros combinado com o Brasil, que já possui conectividade direta com o Reino Unido.
Mais turistas para o Brasil
A LATA anunciou a inscrição de 30 novos expositores durante o 3º workshop Experience Latin America (ELA), destacando um “crescente apetite” dos turistas por viagens pela América Latina, totalizando 150 expositores nesta edição. Visando potencializar ainda mais a promoção da Rio 2016 e do destino Brasil para este mercado, a Embratur, através do Escritório Brasileiro de Turismo (EBT) do Reino Unido, realizou 40 reuniões B2B e capacitou agentes e operadores de viagens britânicos.
A responsável pela EBT Reino Unido, Lilás Nascimento, apresentou, em parceria com o Rio Convention & Visitors Bureau, um seminário sobre o legado dos Jogos e novas oportunidades para a cidade do Rio de Janeiro a 25 agentes de viagens e operadores. OExperience Latin America contou ainda com a participação de nove fornecedores de serviços brasileiros, além de companhias aéreas, do Iguassu Convention & Visitors Bureau e do Rio Convention & Visitors Bureau.