Estimativa do segmento é de uma alta de 60% no número de viagens pelo país de 18 a 21 de abril. Ministério do Turismo aponta reflexos positivos na circulação de visitantes no território nacional
Oferiado prolongado da Semana Santa e de Tiradentes, uma das melhores oportunidades do ano para fazer as malas e conhecer os variados destinos nacionais, vai aquecer a movimentação de turistas nas estradas do Brasil. É o que aponta a Associação Brasileira das Empresas de Transporte Terrestres de Passageiros (Abrati), que projeta um aumento de 60% no número de viagens interestaduais ao longo dos quatro dias de folga, de 18 a 21 de abril.
De acordo com a entidade, empresas do setor planejam a oferta de ônibus extras no período. A previsão de alta pode variar conforme a região do país. No Rio de Janeiro, por exemplo, onde ainda haverá um feriado municipal na quarta-feira (23.04) – quando é celebrado o Dia de São Jorge -, a procura pelas passagens de ônibus para outras Unidades da Federação deve registrar uma ampliação de até 80% neste ano, favorecendo a chegada de turistas a diversos destinos.
O ministro do Turismo, Celso Sabino, estimula o brasileiro a aproveitar o período para conhecer mais os atrativos nacionais e lembra que as viagens favorecem as economias locais. “Esta é uma grande oportunidade de ver de perto toda a beleza dos nossos destinos de norte a sul. E isso gera um reflexo extremamente positivo para todos os que trabalham com turismo, que podem incrementar suas atividades e favorecer o desenvolvimento das regiões onde operam”, aponta.
Um levantamento recente da plataforma de turismo Omnibees analisou mais de 2 bilhões de buscas na internet e identificou as 10 cidades brasileiras mais procuradas durante os quatro dias de folga do feriadão. Entre os destinos, que juntos somaram mais de 420 milhões de pesquisas, destaque para municípios das regiões Sudeste, Nordeste e Sul, como Rio de Janeiro (RJ), Florianópolis (SC), Salvador (BA) e Natal (RN).
AQUECIMENTO – Além do movimento esperado no transporte rodoviário, o setor aéreo também se prepara para atender à forte demanda desta época do ano. O feriadão de Páscoa e Tiradentes terá 288 voos extras para destinos turísticos em todo o país, especialmente na região Nordeste. As companhias Azul, GOL e LATAM vão operar 288 viagens adicionais entre os dias 17 e 21 de abril, disponibilizando mais de 35 mil assentos extras nas aeronaves.
Para estimular os brasileiros a viajarem dentro do país, o Ministério do Turismo desenvolve o programa Conheça o Brasil: Voando, uma parceria com a Associação Brasileira de Empresas Aéreas (Abear) e outros órgãos do governo federal. A iniciativa tem como foco ampliar a conectividade e a mobilidade entre os destinos nacionais, estimular a geração de negócios, fortalecer a competitividade do setor e promover emprego e renda nas comunidades locais.
RESULTADOS – A expectativa de grande fluxo turístico no feriadão contribui para ampliar os resultados recordes alcançados pelo setor no Brasil. Em janeiro deste ano, segundo a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP), o segmento faturou R$ 20,5 bilhões, um aumento de 5,5% em relação ao mesmo período do ano passado, atingindo um recorde histórico para o mês.
No último mês de fevereiro, dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) revelam que o turismo nacional registrou alta de 7,3% na comparação com igual época de 2024. Foi o 9º resultado positivo consecutivo do mês, impulsionado principalmente pelo aumento na receita de empresas dos ramos de transporte aéreo de passageiros, agências de viagens e locação de automóveis. No acumulado do 1º bimestre de 2025, o aumento chega a 5,3%.