21.5 C
Brasil
sábado, novembro 23, 2024
spot_img

Tocha olímpica se despede da Bahia

Até o próximo dia 31, o símbolo dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016 passa por quatro estados do Nordeste

Os próximos dias do revezamento da tocha será um vai e vem por estados nordestinos com passagens pela Bahia, Pernambuco, Sergipe e Alagoas.  No dia 26, há uma breve despedida do território baiano, em Sobradinho, e o início da realização de um circuito por cinco municípios pernambucanos. No dia 27, o símbolo olímpico retorna à Bahia para pernoitar em Paulo Afonso antes de aventurar-se por terras sergipanas e alagoanas.

O município de Jaguarari será o ponto de partida dos últimos dias de revezamento da tocha olímpica na Bahia, nesta quinta-feira (26). A visita histórica à cidade está prevista para as 7h40, e será marcada pelas paisagens naturais da Chapada Diamantina, composta por formações rochosas e cachoeiras cercadas pela vegetação típica da região norte da Bahia.

O segundo destino da tocha olímpica neste vigésimo quarto dia de revezamento pelo Brasil será o município de Juazeiro. A passagem do símbolo olímpico pela cidade será celebrada com apresentações de fanfarras, capoeira, quadrilha junina e concerto de violonistas em homenagem ao filho da terra e ícone da cultura brasileira João Gilberto.

Antes de passar por Pernambuco e retornar à Bahia, a chama olímpica ilumina Sobradinho, do grande lago adornado pelas paisagens naturais do Rio São Francisco. Apresentações culturais das escolas da cidade e de artistas locais compõe os eventos de celebração.

O destino de pernoite nesta quinta-feira será o município pernambucano de Petrolina, marcando o início do revezamento no estado de Pernambuco, para onde a tocha retorna a partir do dia 30 de junho. A riqueza cultural preservada pelo Museu do Sertão, pela Igreja Matriz Nossa Senhora Rainha dos Anjos e pela Catedral Sagrado Coração de Jesus, construída no estilo neogótico, destaca-se entre os atrativos turísticos de Petrolina.

A cidade é marcada também pelas peças de artesanato em madeira, como as carrancas das embarcações que navegam no Rio São Francisco. A festa de celebração do revezamento será realizada às margens do rio com apresentações culturais de artistas locais e do cantor Dorgival Dantas.

Investimentos – O Ministério do Turismo investe na infraestrutura dos destinos brasileiros com o objetivo de melhorar a experiência dos moradores e turistas que visitam nosso país. Somente em Petrolina, que receberá a tocha olímpica nesta quinta-feira, o MTur já investiu R$ 8,9 milhões. Em Pernambuco são mais de R$ 431 milhões em repasses da Pasta para obras de sinalização turística, urbanização, construção de praças, entre outras.

Revezamento em Pernambuco – A chama olímpica passará por 15 cidades pernambucanas. Para mais informações sobre o tour em Pernambuco e pelo Brasil, o Ministério do Turismo produziu um mapa interativo com roteiros e imagens dos destinos. Diariamente, a Agência de Notícias do Turismo produz matérias a respeito do revezamento e dicas dos destinos por onde a tocha irá passar. No Twitter (@mturismo), o internauta pode acompanhar diariamente a cobertura do revezamento em tempo real. Acesse os nossos conteúdos clicando nos banners abaixo:

Related Articles

Stay Connected

0FãsCurtir
0SeguidoresSeguir
0InscritosInscrever
- Advertisement -spot_img

Latest Articles