21.5 C
São Paulo
sábado, abril 19, 2025
spot_img

Fecomércio RJ celebra avanço do turismo no estado

Ações da federação do comércio do Rio têm ajudado o desenvolvimento do setor

A Fecomércio RJ comemora o excelente momento vivido pelo turismo fluminense. A entidade é uma das responsáveis pelos resultados por causa de sua atuação estratégica e contínua na promoção do setor como motor de desenvolvimento econômico e social do estado. Com iniciativas concretas e articulações institucionais, a Fecomércio RJ tem sido protagonista no fortalecimento do turismo, contribuindo para consolidar o Rio de Janeiro como um dos destinos mais atrativos do país.

Dados recentes do Caged revelam que em torno de 30% do saldo líquido dos empregos formais no setor de serviços do estado, de janeiro de 2024 a fevereiro de 2025, estão ligados ao turismo, o que evidencia a força econômica dessa atividade e reforça a importância do setor. Por meio de investimentos, articulação política e fomento à infraestrutura, a federação segue ampliando oportunidades para toda a cadeia produtiva do turismo.

Entre as conquistas nas quais a Fecomércio RJ contribuiu diretamente está a implementação do sistema Tax Free no Brasil. A entidade desempenhou um papel decisivo ao conduzir estudos com turistas estrangeiros, que demonstraram o potencial de incremento nos gastos com a adoção da política. Além disso, atuou ativamente no diálogo com o Poder Executivo e o Congresso Nacional, esclarecendo os benefícios econômicos do modelo.

“Sabemos que, em média, de 30% a 35% dos gastos numa viagem são destinados a compras. Com isso, recursos líquidos são injetados na economia local, aquecendo o comércio e gerando empregos”, destaca o consultor da Presidência da Fecomércio RJ, Otavio Leite.

Outro marco relevante é a realização da ABAV Expo ao Rio de Janeiro em 2025 — com edições futuras já garantidas para 2027, 2029 e 2031. A Fecomércio RJ foi fundamental na articulação que assegurou o retorno da principal feira de turismo do país à cidade. O feito reforça o papel da instituição como agente mobilizador e estratégico na captação de eventos de grande porte, com forte impacto na economia local.

“A Fecomércio RJ segue firme em seu compromisso com o turismo, promovendo iniciativas que geram desenvolvimento, renda e visibilidade para o estado. Vivemos um momento de otimismo e resultados concretos, com o Rio de Janeiro se reafirmando como um dos grandes destinos turísticos do mundo”, afirma a assessora da Presidência da federação, Adriana Homem de Carvalho.

Turismo para todos

Com foco na inclusão e no acesso ao turismo de qualidade, os hotéis do Sesc RJ — braço social da Fecomércio RJ — desempenham papel fundamental na democratização das viagens. Unidades como o Sesc Alpina (Teresópolis), Sesc Copacabana (Rio), Sesc Nogueira (Petrópolis), Sesc Nova Friburgo, Sesc Grussaí (São João da Barra) e Sesc Cabo Frio oferecem hospedagem com excelente custo-benefício, infraestrutura de lazer e programação cultural. Esses equipamentos movimentam a economia local e atraem visitantes de diferentes regiões, promovendo o desenvolvimento regional. A futura inauguração do Hotel Sesc em Miguel Pereira ampliará essa rede, fortalecendo a vocação turística da cidade e expandindo o impacto positivo da instituição pelo interior do estado.

Com ações robustas e visão de longo prazo, a Fecomércio RJ reafirma seu compromisso com o turismo como vetor estratégico para o crescimento do Rio de Janeiro — celebrando as conquistas do presente e construindo um futuro ainda mais promissor para o setor.

Sobre a Fecomércio RJ

Reúne 59 sindicatos patronais, líderes empresariais, especialistas e consultores com o objetivo de fomentar o desenvolvimento dos negócios no setor do comércio de bens, serviços e turismo no estado do Rio de Janeiro. Desenvolve soluções, pesquisas e disponibiliza conteúdo sobre questões que impactam a vida do empreendedor e colaboram nas decisões dos gestores públicos. Representa mais de 286 mil estabelecimentos, que respondem por 2/3 da atividade econômica do estado e 70% dos estabelecimentos, gerando mais de 1,8 milhão de empregos formais, que equivalem a 61% dos postos de trabalho no estado. Através do Serviço Social do Comércio (Sesc RJ) atua em assistência social, cultura, educação, lazer e saúde aos comerciários e população carente, enquanto o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac RJ) promove educação profissional voltada para o setor.

A Fecomércio RJ e o Instituto Fecomércio de Pesquisas e Análises (IFec RJ) são signatários do Pacto Global da ONU. Ao terem suas adesões oficializadas pelo organismo internacional, as duas Casas se comprometem com os dez princípios universais derivados da Declaração Universal dos Direitos Humanos, da Declaração da Organização Internacional do Trabalho sobre Princípios e Direitos Fundamentais do Trabalho, da Declaração do Rio sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento, e da Convenção das Nações Unidas Contra a Corrupção, se alinhando aos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, que integram a Agenda 2030.

Variados

- Advertisement -spot_img

Ultimas Notícias