21.5 C
São Paulo
sábado, abril 19, 2025
spot_img

Turismo comunitário da Bahia conquista prêmio ouro na feira internacional WTM

O projeto comunitário Instituto Santa Cruz – Ponta da Serra, do município baiano de Adustina, na zona turística Caminhos do Sertão, ganhou o prêmio ouro, na categoria Patrimônio Imaterial, no concurso de Turismo Sustentável da World Travel Latin America (WTM).  A maior feira da indústria de viagens da América Latina acontece no Expo Center Norte, em São Paulo, até esta quarta-feira (16), com a participação de 40 países.
O projeto premiado integra a Rede Batuc, entidade reconhecida internacionalmente, que tem o apoio da Secretaria de Turismo da Bahia (Setur-BA). No estande do órgão, a experiência da devoção religiosa à Santa Cruz é divulgada, incluindo trilhas pela Caatinga, artesanato e gastronomia inspirada na cultura sertaneja.
“A gente chegou na feira com o bronze já garantido, mas a confiança era em algo maior, porque fazemos um turismo responsável, que está transformando a comunidade. Veio o ouro, para a nossa enorme felicidade. Queremos agradecer pela visibilidade internacional que a Setur-BA nos proporcionou, aqui na WTM. O Sertão baiano venceu!, comemorou a presidente do Instituto Santa Cruz, Patrícia Oliveira.
A diversificação da oferta de experiências na Bahia também está em destaque na feira, como o turismo de observação de aves, que ganhou o primeiro roteiro integrado do segmento, no Brasil, por meio de iniciativa da Setur-BA.
“Os gestores públicos da Bahia têm apoiado o turismo de observação da vida silvestre. É um produto que tem grande potencial para o mercado nacional e internacional, como ferramenta de desenvolvimento social e econômico dos destinos”, disse Suzy Camargo, CEO da Conteúdo Brasil Feiras, que promove o evento Avistar.
Cruzeiros marítimos – Antes da WTM, a Setur-BA participou do Seatrade Cruise Global, em Miami, nos Estados Unidos, a maior feira mundial da indústria de cruzeiros. O órgão manteve contatos com empresas do segmento, divulgando as potencialidades da Bahia para receber cruzeiristas. O estado avançou na atividade e hoje tem o porto de Salvador também como destino de embarque, o que aumenta a permanência do turista na cidade.
“A presença da Bahia no Seatrade reforça o papel estratégico do estado para a indústria de cruzeiros no Brasil. Além de Salvador e Ilhéus, que já fazem parte dos roteiros da maioria dos navios, temos observado a consolidação de outros destinos nos segmentos de luxo e expedição, como Morro de São Paulo, Itacaré, Abrolhos e Porto Seguro. Não é possível falar de cruzeiros no país sem considerar a força da Bahia”, declarou durante o evento, Marco Ferraz, presidente da Associação Brasileira de Cruzeiros Marítimos (Clia), braço nacional da Cruise Lines, a principal entidade do segmento no mundo.

Variados

- Advertisement -spot_img

Ultimas Notícias