Chegou a hora. Começa nesta quinta-feira (3) e segue até domingo (6) a 10ª Convenção Schultz, realizada pela Schultz Operadora, de Curitiba. São 600 participantes de todo o Brasil entre agentes de viagens, fornecedores e parceiros. Para marcar a décima edição e os 30 anos do Grupo Schultz, a convenção será em um roteiro clássico entre os viajantes: um cruzeiro, de Santos a Salvador, a bordo do navio Sovereign da Pullmantur.
O cenário é de turismo, mas os agentes terão bastante trabalho. A programação é intensa, focada na apresentação de novas soluções para o mercado, que vive momentos de apreensão com a alta do dólar e com aumento de impostos. Além dos produtos da Schultz e de suas novas tecnologias, os fornecedores também apresentação novidades.
Para o presidente do Grupo Schultz, Aroldo Schultz, o objetivo é justamente mostrar ao mercado que é preciso buscar diferenciais para superar as dificuldades. “É um evento histórico, com 600 participantes, que mostra a força do setor do turismo, pois nos unimos aos patrocinadores, fornecedores e a parceiros para mostrar que a saída para momentos de crise é nos reinventarmos, buscando oportunidades onde muitos só enxergam problemas”, diz Aroldo.
O foco da empresa é estreitar o relacionamento com os agentes para aproveitar as oportunidades que a crise oferece. Desde o início de 2015, a alta do dólar vem prejudicando a venda de pacotes para o exterior. Agora, o governo federal passou a cobrar 25% de Imposto de Renda Retido na Fonte (IRRF) sobre remessas de valores ao exterior para pagamento de serviços de turismo. “Com este imposto, a tendência é de uma retração muito grande no mercado, que já está sensibilizado com a alta do dólar. Mesmo assim, entendemos que a saída de grandes players abrirá espaço para as operadoras sólidas como a Schultz se consolidarem”, aponta Aroldo Schultz, presidente do Grupo Schultz.
Segundo ele, a oportunidade estará em conhecer em primeira mão novidades que podem ajudar a alavancar as vendas. Serão apresentados vários novos roteiros pelo Brasil, Europa, Américas, África, Ásia e Oceania, alguns bem segmentados, como para jovens ou terceira idade, e outros que têm o chamariz de preços promocionais. Serão lançados também intercâmbios e cursos no exterior, além de campanhas de incentivo de vendas. “São soluções que certamente ajudarão a impulsionar o trabalho dos agentes de viagens em 2016”, explica Aroldo.
30 anos de Grupo Schultz
A Schultz Operadora é uma das empresas de turismo mais sólidas no Brasil. A matriz fica em Curitiba e há 14 filiais pelas principais cidades brasileiras e uma em Lisboa, Portugal. Atende a 36 mil agentes de viagens, em 13 mil agências.
A operadora é um das empresas do Grupo Schultz, que está completando 30 anos em 2016 e atua em boa parte da cadeia do turismo. Fazem parte do grupo a Vital Card (seguro de viagem), Schultz Vistos Consulares (vistos de turismo, estudos e negócios), TZ Seguros (corretora de seguros para empresas de turismo), TZ Systems (tecnologia), TZ Viagens (atende empresas que atuam no setor de turismo e em atividades complementares), Bem-Estar Estética e Juice In Time (suco de fruta 100% natural).