Reportagem especial atrai potenciais turistas interessados no Ecoturismo e Turismo de Aventura
Chapada Diamantina, na Bahia, tem paisagens incríveis e destinos para todos os perfis de turistas
“O vasto Bosque Atlântico, campos floridos e planícies de um verde interminável dividem a paisagem com o toque de caatinga e cerrado”. Esta é a impressão da revista espanhola Turisbox sobre a Chapada Diamantina, que traduziu em sua edição mais recente o encanto das Chapadas brasileiras do Centro-Oeste e do Nordeste.
A publicação estrangeira especializada em informações turísticas produziu uma reportagem especial sobre os atrativos naturais e culturais das Chapadas Diamantina, dos Veadeiros, dos Guimarães e do Parque Nacional Chapada das Mesas.
Em 10 páginas, as formações rochosas repletas de beleza natural ganharam destaque em história, cultura, diversidade da fauna e da flora, como locais destinados para turistas com o perfil aventureiro e que se interessam pelo ecoturismo. O Parque situado no Maranhão foi citado como forte potencial turístico do estado.
O presidente da Embratur (Instituto Brasileiro de Turismo), Vinícius Lummertz, considera a repercussão de extrema importância para atrair esse perfil de turista espanhol ao Brasil: “A Turisbox traz uma percepção interessante das Chapadas, com atividades para os que desejam se aventurar, relaxar ou conhecer melhor a história das regiões. Este ponto de vista é um incentivo a mais para futuros visitantes”.
O interesse estrangeiro pelas Chapadas brasileiras reforça o potencial do País para o segmento do Ecoturismo e do Turismo de Aventura, que já é reconhecimento mundialmente. Segundo o Fórum Econômico Mundial (WEF), o País ocupa o 1º lugar em recursos naturais no planeta.
Turistas de natureza
Dados do Ministério do Turismo registram que 19% do total de estrangeiros que visitam o Brasil apontam o Ecoturismo e o Turismo de Aventura como motivação central de sua viagem. Dispostos a pagar mais por experiências emocionantes e autênticas, os turistas de aventura e de ecoturismo gastam, em média, US$ 3 mil por viagem, valor que representa quase o dobro da média geral.
Na Embratur, o segmento é trabalhado em parceria com a Abeta e Atta (Adventure Travel Trade Association) e este ano já foi divulgado em feiras como a ITB Berlim, WTM Latin America, BNTM, AdventureELEVATE – Snowmass, no Colorado; e a Adventure Travel World Summit – ATWS, no Chile.
Confira a edição da Revista Turisbox sobre as Chapadas Brasileiras.