27.7 C
Brasil
sábado, novembro 23, 2024
spot_img

Entrevista: Leandro Garcia – Presidente da Goiás Turismo durante 43º ABAV EXPO e 44º Encontro Comercial Braztoa

Durante o evento que aconteceu no Anhembi em São Paulo – SP tivemos a oportunidade de visitar o estande do Estado de Goiás onde conversamos com Leandro Garcia sobre os atrativos do estado, gastronomia e público em potencial.

Poderia nos falar sobre o momento do turismo no estado de Goiás ?

Um momento muito bom, pois trata-se de um estado com belezas naturais e muitas riquezas, inclusive costumamos falar que o estado de Goiás é um mosaico do turismo brasileiro, pois temos as águas quantes que podem ser consideradas as portas de entrada do turismo estadual, thermas que temos em abudância e que o fato de terem finalidade terapêuticas tornam-se ainda mais atrativas.

Em Alto Paraiso temos uma região mágica e maravilhosa que desperta do interesse das pessoas principalmente que gostam do turismo de aventura e ecoturismo.

Temos também as cidades de Pirenópolis e Goiás Velho que são cidades coloniais maravilhosas com ruas de pedras e uma gastronomia muito apurada que inclusive é fruto de um trabalhado desenvolvido que chama-se “Circuito Gastronômico de Goiás” que são eventos voltados a qualificação da mão de obra que são finalizados com shows de nível nacional e internacional.

O Rio Araguaia que já foi a grande estrela de gravações de várias novelas também é um grandioso atrativo de forma que o estado tem grande capacidade de suprir a neessidade de vários públicos, além do calor do povo goiano que é a sua maior rqiueza, pois gostam de receber os turistas, sabem tratar bem e isso aliado a uma estrutura terrestre muito bem formatada pelo estado, com estradas conservadas e meios de hospedagens com grande capacidade de acomodação, de forma que temos crescido a cada dia.

Já emplacamos a cidade de Caldas Novas e Rio Quente como um dos principais destino do país, então temos a certeza de que estamos no rumo certo que é potencializar as nossas belezas naturais, e trabalhar a qualificação como um porto forte do nosso turismo e também estreitar as parcerias com agências de viagens e operadoras que trabalham os roteiros integrados do nosso estado.

abav tres (25)

O VOENEWS é um site do Centro-Oeste com sede em Brasília, gostaria que pela proximidade de Brasília e Goiás informasse se é possivel quantificar ou mensurar a importância do público de Brasília seja ele turistas ou profissionais para o destino turístico do Estado de Goiás ?

Brasília hoje é o maior público emissor para o estado, posso falar que Brasília é cercada de Goiás por todos os lados, de forma que o turista de Brasília visita muito os atrativos de Goiás, no mês de novembro teremos o “Caldas Coutry Show” que é o maior evento da música sertaneja do país com um público que é composto por grande número de Brasilienses.

Pela proximidade os brasilienses visitam também com muita frequência as cidades de Pirenópolis e a Chapada dos Veadeiros, além de Formosa por conta da Cachoeira de Itiquira, de forma que Brasília é muito decisiva no turismo do estado de Goiás.

alto paraiso

Estamos também num trabalho muito forte para que os goianos conheçam seu estado, pois por incrível que pareça tem muitas pessoas que moram em Goiânia que não conhecem Caldas Novas, Pirinenópolis e outros destinos, assim como existem muitas pessoas em Brasília que não conehcem Brasília como um todo.

Mas temos Brasília como um grande ponto de trabalho, temos um carinho muito grande pelo público de Brasília que fomenta de uma forma muito especial o turismo do Estado de Goiás.

Principalmente neste momento de crises, estamos vendo que aumenta a interiorização do turismo onde os moradores passam visitar seu prórpio estado pela questão do custo, como o senhor ver este fator ?

Nos momentos de crise é que temos que trabalhar mais, inclusive em chinês crise significa: “oportunidades em tempos dificeis”, e em tempos de crise as oportunidades surge e não é diferente do turismo, com a alta do dólar as pessoas deixaram de viajar para a Eurpoa e Estados Unidos.

A dificuldade que o país se encontra, os destino mais distantes á exemplo do nordeste também estão ficando caros, de forma que a oportunidade de visitar os destinos mais próximos, onde as pessoas entram no seu carro e viajando cerca de 200 km ela tem várias cidades que podem conhecer se tornaram uma opção de fato.

aruanã

Inclusive a gente faz um trabalho para despertar o interesse das pessoas em conhecer o seu próprio estado, é até dificil voce falar que que mora em Goiás e não conhecer o Rio Araguaia ou Caldas Novas , pois o goiano como qualquer morador de outro estado tem a obrigação de conhecer a sua região, e nós estamos fazendo esse trabalho, essa conscientização, e claro, preparando o estado com qualificação para que as pessoas quando tiverem seu sagrado período de férias eles pensem nisso como um das prioridades na sua viagem.

Voltando a falar de Brasília, a capital do país tem uma limitação de ofertas de segmentação turística, pois seu foco principal é turismo de negócios, eventos e política, e muitas vezes percebemos que o público que vai a trabalho em Brasília retornam nos finais de semana aos seus estados, talvez por falta de conhecimento dos atrativos do estado de Goiás, existem um planejamento de se fazer uma divulgação maior para que sejam mais conhecidos os destinos e atrativos do estado de Goiás na Capital Federal ?

Já existe trabalho neste sentido e conversei muito com o secretário Jaime Recena para que possamos integrar Brasília e o estado de Goiás nos seus roteiros, mas temos algumas dificuldades como o transporte interestadual de passageiros, o qual estamos trabalhando através do Fonatur para que a gente consiga regularizar o trabalho das vans.

As vans realizam um trabalho muito importante de poder levar as pessoas de um estado para o outro, mas isso devido a uma nova lei tornou-se limitado de acordo com a distância o que tem criado grande dificuldade de se executar o trabalho com poucos passageiros.

caldas novas.

Neste formato ou as pessoas devem realizar esse transporte com táxi, alugar um ou carro ou somente através de micro ônibus com um número grande de passageiros, inviabilizando os pequenos grupos.

Por isto estamos trabalhando a quetão desta lei, pois é um absurdo que seja desta forma, e procuramos demonstar que o turismo de Brasília é feito em Goiás, de forma que as pessoas que visitam brasília conhecem com 1 ou 2 dias conhecer a capital do nosso país de uma forma contundente e os demais dias poderem conhecer outras cidades, como Formosa que é bem próxima, praticamente encostada em Brasília, Pirenópolis que fica a cerca de 100 Km, Caldas Novas que não chega a 400 km.

Então nós temos grandes oportunidade de estamos trabalhando esses roteiros integrados e estamos trabalhando para que isto seja feito.

Temos também o fato de Brasília ter um Aeroporto Internacional que recebe com muita frequência passageiros de fora e que procuram o estado de Goiás, por isto estamos trabalhando no sentido de colocarmos esse produtos mais claramente nas prateleiras das agências de viagens e operadoras de turismo.

caldas novas

Ainda falando de Brasília, eu particularmente conheço os destinos Caldas Novas, Pirenópolis, Formosa…, poderiam mencionar outros relevantes e importantes destinos do Estado ?

O Turismo Religioso é muito forte, principalmente o que acontece em Trindade e trata-se da segunda maior festa religiosa do país, próximo a Brasília temos a cidade de Abadânia que devido ao Médium João de Deus que é conhecido internacionalmente é a cidade do Estado de Goiás que mais recebe estrangeiros.

Temos o Rio Araguaia na cidade de Aruaná que tem muito movimento na época de férias devido as suas praias que também estão disponível em Luis Alves e São José do Araguaia.

São várias cidades que possibilitam que o turistas tenha atrativos com qualidade, São Domingo, Terra Ronca e inúmeras outras cidades espetaculares que permitam que as pessoas conheçam o nosso estado.

Nós temos também o site: www.goiasturismo.go.gov.br que as pessoas podem entrar e conhecerem onde podem ficar, agenda de eventos, fotos em alta resolução para que elas possam conhecer e aproveitar melhor o nosso destino.

O que representa hoje os Festivais gastronômicos para o estado de Goiás ?

Vamos ter agora de 09 a 12 na Cidade de Caldas Novas o “II Festival Gastronômico” e á partir do dia 16 de outubro também estaremos realizando na Cidade de Goiânia, com um novo formato que é o “Cozinha Goiás” um evento que engloba vários festivais Gastronômicos na mesmo época, dentro de um período de 10 dias com vários eventos simultâneos.
A Gastronomia do estado de Goiás tem um peso muito grande, é uma questão cultural, pois a culinária é um atrativo á parte para o nosso destino, deixando de ser um produto superficial, é uma necessidade básica para ser um diferencial para ás pessoas que escolhem o seu destino, e este tem sido um dos pontos fortes do estado de Goiás.

Abav primeiro dia (91) (Copy)

Sabemos que as pessoas quando escolhem o seu destino lembram-se da nossa comida, e falam do “Empadão Goiano”, da “Galinhada” do “Pequi” e sabem da qualidade gastronômica que vão encontrar no estado, e esse trabalho tem sido desenvolvido justamente nos festivais gastronômicos, e antes de um evento como este nós passamos cerca de trinta dias na cidade fazendo palestras junto com Senac e qualificando a mão de obra para que possamos levar a um nível de excelência positivo, e durante o festival as pessoas possam conhecer o que foi feito, e após os festivais que as ações sejam continuadas e que possam perdurar até o próximos.

A gastronomia tem uma importância muito grande e o nosso governador Marconi Perilo tem esse carinho pela cultura e pelo turismo de uma forma especial, é um governador que investiu na parte de criação de eventos, criação de grandes festivais impantou os festivais e agora cabe a nós dar sequência e fazermos um ano melhor do que o outro.

Related Articles

963 COMENTÁRIOS

Stay Connected

0FãsCurtir
0SeguidoresSeguir
0InscritosInscrever
- Advertisement -spot_img

Latest Articles