Em 2014, foram 1,6 milhão durante o mês, quando o DF teve jogos da Copa.
Aeroporto teve 67 mil passageiros no dia 23, recorde em movimento diário.
O Aeroporto Juscelino Kubitschek, em Brasília, registrou em julho movimento recorde para mês, com mais de 1,7 milhão de passageiros. Até o dia 23, o número de usuários superava em 4,5% o total registrado no mesmo período de 2014, quando 1,62 milhão estiveram no local para embarque, desembarque ou conexão.
A previsão da Inframerica, concessionária que administra o terminal, é de que o movimento seja 5% maior para todo o mês. A empresa espera dados das companhias aéreas para fechar o balanço mensal.
Também em julho, o aeroporto bateu o recorde de passageiros para um único dia em toda a história do terminal. Foram 67 mil no dia 20, uma segunda-feira. Até então, a data com maior fluxo de usuários era 5 de janeiro deste ano, com 65 mil pessoas.
De acordo com a Inframerica, o crescimento é resultado dos investimentos para a ampliação do aeroporto. A concessionária lembra que em 2014 o terminal também teve aumento no número de passageiros, devido à realização de jogos da Copa do Mundo. Brasília recebeu sete partidas da competição, sendo dois em julho – Argentina 1 x 0 Bélgica, nas quartas-de-final; Brasil 0 x 3 Holanda, na disputa pelo terceiro lugar.
“Mais de 40% dos nossos usuários estão em conexão. Nossa localização estratégica e a nossa capacidade de processamento de passageiros e aeronaves, aliado à moderna infraestrutura do aeroporto, são requisitos para esse posto”, afirma o presidente da concessionária, José Luis Menghini.
Outro fator que contribuiu para o desempenho de julho deste ano foi a entrada em operação de seis voos internacionais, entre regulares e extras, para as cidades de Orlando (Estados Unidos), Buenos Aires (Argentina), Santiago (Chile) e Punta Cana (República Dominicana). Segundo a Inframerica, apenas entre janeiro e junho, 300 mil viajaram para o exterior passando por Brasília.
Primeiro semestre
O Aeroporto JK recebeu 9,3 milhões de passageiros no primeiro semestre deste ano. O número é 8% maior do que os 8,6 milhões. Durante o período, foram 90 mil pousos e decolagens, segundo a Inframerica.
O movimento de passageiros no terminal tem aumentado desde que a concessionária assumiu a administração e iniciou uma série de melhorias. A empresa assumiu o aeroporto em dezembro de 2012. Naquele ano, o terminal recebeu 15,8 milhões de pessoas.
Em 2013, foram 16,4 milhões de passageiros. No ano passado, quando Brasília recebeu sete jogos da Copa do Mundo, 18,14 milhões de usuários passaram pelo local. Em comparação com 2012, o aeroporto recebeu 14,4% a mais pessoas em 2014.
Segundo mais movimentado
O Aeroporto JK se tornou o segundo mais movimentado do país desde o ano passado. O número de usuários superou o de Congonhas, em São Paulo, que teve 18,13 milhões de passageiros durante o período, segundo a Infraero. Os dados incluem pousos, decolagens e conexões.
Fonte: G1