Da Agência Brasil
O novo ministro da Aviação Civil, Eliseu Padilha, disse hoje que o Brasil deve aproveitar as oportunidades que estão surgindo com o crescimento da demanda por viagens de avião. “O governo deve estar a frente disso”, disse. Pouco antes de ser empossado, Padilha disse que 70% das viagens interestaduais hoje são feitas de avião, movimento que inverteu a realidade de dez anos atrás que dava prioridade às viagens de ônibus.
“Temos de nos dar conta de que é uma oportunidade para as empresas do setor: o governo deve ser o indutor desse processo”, disse. Padilha disse ainda que já se inteirou de detalhes da pasta com o ex-ministro Moreira Franco.
Sobre os preços das tarifas aéreas, o novo ministro disse que essa é “uma questão de mercado”, mas que a “presidente Dilma já sinalizou que pode subvencionar a aviação regional”.
Questionado sobre o relacionamento de seu partido, o PMDB, com o governo, Padilha disse que a relação está “ótima”. Minimizou a disputa com o PT pela presidência da Câmara dos Deputados. “A disputa entre os partidos é perfeitamente compreensível sem que isso tenha qualquer efeito sobre a base de sustentação”,disse. “A disputa é legítima, mas – encerrada ela – vamos honrar os nossos compromissos na base do governo”, completou.