Com este selo, o Ministério da Agricultura, Alimentação e Meio Ambiente reconhece o esforço realizado pelas empresas espanholas na luta contra a mudança climática
A sensibilidade ambiental das empresas levou ao aumento da atenção para com o impacto de suas atividades sobre o meio ambiente, como base para avaliação e melhoria. A Meliá Hotels International anunciou sua inscrição no Registro de Pegada de Carbono, Compensação e Projetos de Absorção de CO2, um instrumento voluntário criado pelo Ministério da Agricultura, Alimentação e Meio Ambiente para coletar e registrar os compromissos das empresas em matéria de cálculo e redução de emissões, assim como sua compensação através de ações de absorção de CO2.
Para se inscrever, a Meliá teve de demonstrar que a sua emissão de carbono (contida em seu Relatório Anual 2013 e RSC) é verificada por um terceiro independente, de acordo com um padrão reconhecido, e formalizar o compromisso de reduzir as emissões já para o ano seguinte.
O compromisso se encaixa na estratégia de sustentabilidade da rede hoteleira, uma vez que, como explica Lourdes Ripoll, Diretora da RSC da Meliá, “dentro do Plano Estratégico 2012-2014 de nossa Companhia, foi fixada a meta de redução de emissões em 10%.
Esta redução foi conseguida através de uma série de medidas de eficiência lançadas no âmbito do projeto SAVE de eficiência energética e hídrica, tais como os relacionados com a mudança de diesel para o gás natural, a padronização de iluminação eficiente, a incorporação de sistemas de automação e controle de temperatura e iluminação, substituição de sistemas de produção e distribuição de frio, calor e água por ações mais eficientes ou de conscientização dos colaboradores e clientes.
Como consequência deste esforço contínuo pela redução das emissões, a Meliá Hotels International melhora pelo quarto ano consecutivo sua pontuação no índice CDP de gestão empresarial para as alterações climáticas, obtendo sua máxima valorização até a presente data e posicionando-se como uma das 5 cadeias hoteleiras com melhor pontuação em nível mundial.
A hoteleira, única Companhia certificada como Hoteleira da Biosfera assume os princípios do turismo responsável e, em especial, aposta por projetos de regeneração e renovação de destinos maduros como o que desenvolve em Magaluf (Maiorca) sob o nome de Calviá Beach, declarado de interesse Autonômico pelo Governo Balear.