A vice-presidente de Capacitação e Certificação da ABAV Nacional, Ana Carolina Medeiros, participou na semana passada da oficina de elaboração das diretrizes da Política Nacional de Qualificação em Turismo, proposta pelo Ministério do Turismo. O encontro realizado em Brasília, e que reuniu também representantes da Embratur e de entidades ligadas a outros segmentos do turismo, foi palco para a apresentação de um estudo elaborado pela UnB com o objetivo de identificar os níveis de qualidade de atendimento no setor.
“O lado positivo dessas discussões é justamente a disposição à mudança que elas sinalizam. O turismo precisa ingressar em uma nova realidade também no que diz respeito à qualidade dos serviços e isso passa pela qualificação de quem atua na área, qualquer que seja o segmento”, pondera Ana Carolina.
O distanciamento entre a academia e o mercado e a falta de ajuste e alinhamento no conteúdo das grades e programas dos cursos de turismo foram alguns dos pontos identificados e que deverão ser alvo das discussões na segunda etapa da oficina que se realizará em novembro. O objetivo é construir um documento e submetê-lo à consulta pública para que, em dezembro, uma versão final seja apresentada ao Conselho Nacional Turismo para encaminhamentos.
A Associação Brasileira das Agências de Viagens Corporativas (Abracorp), que também participou da oficina, apoia a disposição de mudança. Na visão da entidade congênere da ABAV, capacitação, atualização e valorização profissional constituem prioridades que precisam e devem condizer com mudanças capazes de atender as reais necessidades do setor. “Que resultem na melhoria da infraestrutura; promovam a inclusão tecnológica e, de fato, alcancem níveis gerenciais e lideranças empresariais”, resume Edmar Bull, presidente da Abracorp.