Hoje, a Comissão Europeia anunciou sua decisão sobre o futuro do Aeroporto de Schiphol. Nesta decisão, a Comissão Europeia levanta várias preocupações sobre o pacote submetido que visa reduzir a poluição sonora para os moradores ao redor de Schiphol. Fica claro a partir desta decisão que a redução da capacidade no Aeroporto de Schiphol não deve ser o objetivo em si. O foco deve ser atingir as metas de redução de ruído do governo, que a KLM apoia. No programa “Mais limpo, mais silencioso, mais eficiente”, a KLM está tomando medidas para atingir esse objetivo. A decisão indica que essas medidas precisam ser mais bem consideradas.
A Comissão Europeia afirma em suas recomendações que a nova frota, na qual a KLM está investindo bilhões, contribui para atingir a meta de redução de ruído e, portanto, deve ser incluída. Isso significa que uma redução no tamanho é desnecessária. Além disso, a Comissão afirma que o impacto das medidas operacionais e da aviação geral não foi devidamente considerado.
Esperamos que o Ministério de Infraestrutura e Gestão de Água leve a decisão da Comissão Europeia a sério e siga as recomendações antes de implementar restrições de capacidade. Dessa forma, o setor retém uma perspectiva futura enquanto mantém um equilíbrio com o meio ambiente, mantendo a Holanda conectada ao resto do mundo.
Devido à extensa rede de destinos de voo, a Holanda é um dos países mais bem conectados do mundo. Isso é crucial, pois nossa economia depende do comércio internacional. Medidas nacionais têm um impacto direto na posição da KLM e da Holanda, especialmente agora que os países vizinhos na Europa estão discutindo a expansão de seus aeroportos. O que está desmantelado agora não pode ser recuperado.