São Paulo, fevereiro de 2025 – A GRU Airport, um dos maiores aeroportos do mundo, desenvolveu uma nova solução de billing utilizando o SAP Business Technology Platform (SAP BTP). O aplicativo automatiza diversos processos, eliminando lançamentos manuais e reduzindo significativamente o tempo de fechamento contábil. Além disso, a solução integra-se de forma nativa ao SAP ECC, sistema de gestão utilizado pela concessionária que administra o aeroporto.
Na área de Controladoria, os lançamentos manuais no sistema de gestão foram eliminados, o tempo de processamento de novas tarifas foi reduzido e a experiência dos usuários melhorou consideravelmente. “Nosso fechamento quinzenal, que antes levava dois dias, agora é concluído em 30 minutos. O faturamento diário dos clientes, que antes ocorria no dia seguinte, agora leva apenas 10 minutos, e essas duas operações, que antes não podiam ser realizadas simultaneamente, hoje podem”, explica Marcus Rosa, CFO da GRU Airport.
Rosa destaca ainda o aumento na precisão das informações e a redução dos custos operacionais e afirma que a solução trouxe mais independência para os clientes, que agora podem acessar o portal para consultar suas tarifas e emitir boletos. Além disso, a robustez da plataforma está preparada para futuras expansões. “Hoje temos flexibilidade para definir novas regras de negócio, aumentamos nossa produtividade, não somos mais reféns de um único fornecedor e conseguimos simplificar o ambiente”, comemora.
A área de TI também se beneficiou. Adriano Vieira Guimarães, CIO da empresa, ressalta que sua equipe agora conta com análise de dados em tempo real, em um sistema online e 100% integrado ao SAP ECC. “Hoje, mais de 90% da nossa tarifação é automática, sem depender de ação humana. Conseguimos customizar a solução utilizando a camada do SAP BTP e o banco de dados SAP HANA Cloud”, explica.
Desafios superados com resiliência da equipe interna
Frente às restrições de cada cenário, as equipes de TI e controladoria buscaram um modelo que combinasse robustez, integração nativa com SAP e desenvolvimento interno. “Optamos por uma plataforma baseada no SAP ECC e no SAP BRM, criando tudo que precisávamos utilizando o SAP BTP e atendendo 100% dos nossos requisitos”, comenta Guimarães.
O modelo conecta toda a parte de internet utilizando o Cloud Foundry, com conectividade interna baseada em on-premise. O novo portal também foi desenvolvido internamente com SAP BTP, incluindo integração de single sign-on sincronizada com a nuvem, garantindo comunicação eficiente para os usuários.
Rosa lembra que o projeto foi dividido em fases. Na primeira, todos os processos funcionais e técnicos foram migrados “as is” para o novo sistema, com o detalhamento de regras e a inclusão de novas especificações funcionais. As fases seguintes incluíram testes unitários e integrados, treinamento da equipe de tarifação e faturamento, webinars para os clientes e, por fim, a operação assistida.
“Essas fases trouxeram uma série de desafios, como a dedicação parcial da equipe, a integração com sistemas operacionais e da Receita, e a garantia das funcionalidades do sistema antigo, ao mesmo tempo em que implementávamos melhorias”, recorda o CIO, destacando também o desenvolvimento de um portal moderno para os clientes e a redução do impacto na operação durante o go-live.
“O sucesso da implementação no GRU Airport reforça o compromisso da SAP em fornecer soluções que agreguem valor aos negócios, otimizando operações críticas e garantindo uma experiência aprimorada para seus clientes. A integração nativa com o SAP ECC e a automação proporcionada pelo SAP BTP permitiram ao GRU Airport alcançar novos níveis de produtividade e precisão, o que abre caminho para novas expansões e inovações futuras”, comenta Junior Freitas, vice-presidente de SAP Business Tecnology Platform da SAP Brasil.
Sobre a SAP
Como líder global em aplicações empresariais e inteligência artificial para negócios, a SAP (NYSE:SAP) está no centro dos negócios e da tecnologia. Por mais de 50 anos, organizações confiaram na SAP para extrair o seu melhor ao unir operações críticas para o negócio que abrangem finanças, compras, RH, cadeia de suprimentos e experiência do cliente. Para mais informações, visite www.sap.com.