Operadoras Braztoa projetam crescimento de 20% nas vendas para o feriado deste ano
O Carnaval é um dos períodos mais movimentados para o turismo no Brasil, e as projeções para 2025 são promissoras. Segundo um levantamento da Braztoa (Associação Brasileira das Operadoras de Turismo), as operadoras associadas preveem um crescimento de cerca de 20% nas vendas em relação a 2024, impulsionado por uma combinação de fatores estratégicos.
Com um setor aquecido, e o feriado caindo em março, as pessoas ganharam mais tempo para planejar suas viagens, o que tem favorecido tanto os destinos festivos quanto os de descanso. Após as férias e um fevereiro dedicado à retomada da rotina, março surge como a oportunidade perfeita para uma pausa. Seja para quem busca a energia contagiante dos blocos e trios elétricos, ou para aqueles que preferem um refúgio tranquilo, os brasileiros estão aproveitando esse feriado prolongado para viajar.
Destinos nacionais: Nordeste domina, mas não está sozinho.
O litoral nordestino segue absoluto na preferência dos brasileiros que querem curtir o Carnaval entre festas e paisagens paradisíacas. Maceió e Porto de Galinhas lideram as vendas, seguidos pela Linha Verde da Bahia, com destaque para Praia do Forte. Na terceira posição, dividem a preferência com o Rio de Janeiro, dois clássicos baianos: Porto Seguro e Salvador. Recife aparece em quarto lugar, e o ranking nacional se completa com Natal e Foz do Iguaçu – prova de que nem todos buscam apenas folia e calor, mas também momentos de contato com a natureza e aventura.
Ranking de Destinos Nacionais:
1º: Maceió e Porto Galinhas
2º: Linha Verde da Bahia, com destaque para Praia do Forte
3º: Rio de Janeiro, Porto Seguro e Salvador
4º: Recife
5º. Natal e Foz Iguaçu
Destinos Internacionais: Equilíbrio entre lazer, cultura e praias paradisíacas.
Os brasileiros também estão aproveitando os feriados prolongados para realizar o sonho de viajar para o exterior. Orlando lidera as vendas no Carnaval, consolidando-se como a opção favorita para famílias e amantes de parques temáticos. Na segunda posição, Buenos Aires mantém sua força, atraindo visitantes com sua rica gastronomia e cultura. O terceiro lugar é compartilhado entre Punta Cana e Paris, duas experiências opostas, mas igualmente desejadas: enquanto uns querem relaxar em resorts all-inclusive, outros sonham com o charme clássico europeu. Em seguida, aparecem Caribe Mexicano, Roma e Santiago, reforçando a diversidade entre história, natureza e praia. Portugal completa o ranking, consolidando-se como um destino querido dos brasileiros pela cultura, gastronomia e clima acolhedor.
Ranking de Destinos Internacionais:
1º: Orlando
2º: Argentina – Buenos Aires
3º: Punta Cana e Paris
4º: Caribe Mexicano, Roma – Itália e Santiago – Chile
5º: Portugal
Enquanto os destinos nacionais têm o protagonismo do litoral do Nordeste brasileiro, combinando festas, diversão, praia e calor, as viagens internacionais apresentam um perfil mais diversificado. O ranking de vendas reflete essa pluralidade, com turistas equilibrando experiências entre lazer, cultura e gastronomia em cidades icônicas, enquanto outros priorizam conforto, natureza e praias paradisíacas do Caribe.
“O Carnaval segue como um dos períodos mais importantes para o turismo, além do crescimento de 20% nas vendas que mostra o aquecimento do setor, observamos um cenário diversificado, com viagens cada vez mais personalizadas e com a experiência no cerne, atendendo a diferentes perfis de viajantes e suas expectativas individuais”, destaca Marina Figueiredo, presidente executiva da Braztoa. Ela acrescenta que essa demanda reflete o perfil do viajante brasileiro cada vez mais dinâmico e atento a experiências específicas, para além dos destinos os viajantes valorizam e priorizam vivências únicas e personalizadas ao longo da viagem. “Esse movimento está alinhado com o que identificamos no Olhar Braztoa 2025, estudo recentemente lançado, que aponta as viagens e experiências em alta para este ano, além de oportunidades emergentes do setor. Muitas dessas apostas já se consolidam nos destinos mais vendidos para o Carnaval”, complementa Marina.