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terça-feira, fevereiro 11, 2025
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Aena lança maior concorrência de mídia para o setor aeroportuário do Brasil

  • Proposta atende os 17 aeroportos da concessionária no país, uma rede presente em nove estados, localizados em quatro regiões, oferecendo uma capilaridade que torna seus ativos mais atraentes
  • Projetos devem pensar a comunicação de forma estratégica e integrada, como elemento capaz de melhorar a experiência do passageiro
  • A concorrência inclui marketing de experiência, mídia out of home (OOH), ações interativas, ativação de marca e novos conceitos de divulgação, com foco em inovação, criatividade, interação e novas tecnologias
  • Com ampla circulação de um público de alto potencial e de consumidores estratégicos, os terminais se posicionam no mercado como espaços exclusivos e desejáveis para exposição das marcas

 

A concorrência inclui os 17 aeroportos da Aena no Brasil e as propostas devem contemplar marketing de experiência, mídia out of home (OOH), ações interativas, ativação de marca e novos conceitos de divulgação que possam ampliar a relação entre os negócios e seus clientes

10 de fevereiro de 2025

A publicidade nos aeroportos é mais do que presença: é uma oportunidade estratégica de engajamento com milhões de passageiros em trânsito. Maior operadora aeroportuária do Brasil e do mundo, a Aena se prepara para lançar no mercado publicitário brasileiro, no primeiro trimestre deste ano, a maior concorrência de mídia para o setor aeroportuário. A oferta atende os 17 aeroportos da concessionária no país, uma rede presente em nove estados, localizados em quatro regiões. Essa capilaridade torna seus ativos mais atraentes, permitindo o planejamento de campanhas de amplo alcance, com diferentes segmentações, soluções customizadas e modulares, de acordo com o propósito de cada lançamento.

A concorrência parte de uma visão integrada, orientada para a busca de parceiros que pensem essa comunicação como elemento essencial para melhorar a experiência do passageiro, o que faz parte do posicionamento da Aena no país. A proposta inclui marketing de experiência, mídia out of home (OOH), ações interativas, ativação de marca e novos conceitos de divulgação que possam ampliar a relação entre os negócios e seus clientes. Para alcançar esse resultado, o projeto vai exigir dos players que privilegiem inovação, criatividade, interação e novas tecnologias. Em contrapartida, a concessionária oferece em seus aeroportos espaços exclusivos, com enorme exposição a um público de alto potencial e consumidores estratégicos.

“Queremos transformar a comunicação nos aeroportos, trazendo inovação e experiências que surpreendam passageiros e anunciantes. Essa concorrência abre espaço para soluções inéditas no Brasil, conectando marcas e consumidores de forma mais dinâmica, fluida e impactante. Dessa maneira, esperamos fortalecer nosso relacionamento com o mercado e gerar valor para todos”, destaca o diretor Comercial da Aena Brasil, Juan José Sánchez. Ele acrescenta que os aeroportos são parte essencial da jornada dos viajantes. Portanto, essa iniciativa deve viabilizar maior aproximação da própria Aena com seus clientes, divulgando serviços, voos e campanhas institucionais e sociais da empresa.  

Todo o processo é conduzido de forma transparente e criteriosa. A análise inclui métricas de mercado, requisitos técnicos e econômicos e uma metodologia robusta de avaliação, reforçando o compromisso da concessionária com procedimentos sólidos, confiáveis e de qualidade.

Entre os conceitos que pautam a concorrência, a Aena destaca:

Elevar a experiência do passageiro
Integrar a publicidade de forma fluida, relevante e não intrusiva ao ambiente aeroportuário.

Novas tecnologias 
Criar soluções digitais e de alto impacto visual, modernizando os equipamentos e tecnologias utilizados nas exibições publicitárias.

Look and feel
Alinhar as ações publicitárias à identidade visual e ao conceito arquitetônico dos terminais.

Inovação
Surpreender o público com projetos que conectem marcas e passageiros de forma interativa e personalizada, com o uso de tecnologias emergentes.

Visão estratégica
Combinar criatividade, tecnologia e gestão eficiente, transformando a publicidade em um elemento que agregue valor ao passageiro, aos aeroportos e às marcas envolvidas.

Ampliação das receitas
Gerar valor para os aeroportos, que devem ser percebidos como espaços desejáveis para as marcas, aumentando a entrada de receitas comerciais.

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Sobre a Aena Brasil
Aena Brasil é marca registrada da espanhola Aena, maior operadora aeroportuária do mundo, responsável pela gestão de 79 aeroportos e dois heliportos em seis países. A companhia também é líder no Brasil, onde administra 17 aeroportos em nove estados, respondendo por 20% da malha aérea nacional e pela operação de Congonhas, o segundo maior em embarques e desembarques. Em 2024, seus terminais movimentaram mais de 438 milhões de passageiros, sendo 309 milhões na Espanha e 43 milhões no Brasil. Desde 2020, gere os aeródromos de Recife (PE), Maceió (AL), João Pessoa (PB), Aracaju (SE), Juazeiro do Norte (CE) e Campina Grande (PB). Em 2023, assumiu Congonhas (SP), Campo Grande (MS), Uberlândia (MG), Santarém (PA), Marabá (PA), Montes Claros (MG), Parauapebas (PA), Uberaba (MG), Altamira (PA), Ponta Porã (MS) e Corumbá (MS). Os dois blocos são administrados por diferentes sociedades de propósito específico: Aeroportos do Nordeste do Brasil (ANB) e Bloco de Onze Aeroportos do Brasil (BOAB). Na Espanha, a Aena opera 46 aeroportos e 2 heliportos. É acionista controlador, com 51%, do aeroporto de Londres-Luton no Reino Unido, além de participar na gestão de aeroportos no México (12), Jamaica (2) e Colômbia (1). 

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