Companhia acaba de se reunir com o Governo do Estado do Ceará para apresentar novidade e discutir futuras oportunidades de investimento no estado
Trata-se do primeiro voo direto da empresa entre Nordeste e Europa desde 2009
LATAM é atualmente a companhia aérea que mais investe no Ceará e no Brasil
São Paulo, 7 de fevereiro de 2025 – A LATAM Airlines Brasil vai operar a rota Fortaleza-Lisboa entre 7 de abril e 20 de outubro deste ano. Trata-se do primeiro voo direto da companhia entre Nordeste e Europa desde 2009. O anúncio foi realizado durante o encontro da LATAM com o Governo do Estado do Ceará nesta sexta-feira (7/02), no Palácio da Abolição. Participaram da audiência na capital cearense o Governador do Ceará, Elmano de Freitas, o Secretário de Turismo do Ceará, Eduardo Bismarck, e o Head de Assuntos Públicos da LATAM Brasil, Eduardo Macedo. Além da nova rota, foram discutidas no encontro as oportunidades futuras de investimentos da companhia no estado.
Com um voo por semana com 7h30 de duração média, a rota será operada às segundas-feiras em aeronaves Boeing 787 (capacidade para 30 passageiros na cabine Premium Business, 57 na Economy+ e 213 na Economy). Ele vai decolar de Fortaleza às 6h15 (horário local do Brasil). No sentido oposto, partirá de Lisboa às 18h30 (horário local de Portugal).
“O Ceará é o ponto mais próximo da Europa no Brasil. Esse novo voo da LATAM entre nosso estado e Lisboa será fundamental para incrementar o turismo, estimular novos negócios e gerar mais emprego e renda aos cearenses. Agradeço à companhia aérea por reconhecer a importância do Ceará no cenário nacional. Seguiremos trabalhando para atrair novas frequências nacionais e internacionais”, citou o Governador do Ceará, Elmano de Freitas.
“A LATAM tem consciência do papel desempenhado pela aviação no Brasil, especialmente em um estado tão importante como o Ceará. Por isso, estamos sempre atentos às oportunidades para expandir a oferta de assentos e de voos de forma sustentável, para fazer decolar o turismo e a economia do Nordeste”, comenta Eduardo Macedo, head de Assuntos Públicos da LATAM Brasil.
Atualmente, a LATAM é a maior operadora do aeroporto de Fortaleza (CE), com cerca de 200 voos (pousos e decolagens) por semana na localidade. Adicionalmente, opera as rotas Guarulhos-Juazeiro do Norte (10 voos por semana) e Guarulhos-Jericoacoara (10 voos por semana). Durante a operação semanal da rota Fortaleza-Lisboa, a empresa vai operar 2 voos semanais na rota Fortaleza-Miami e um voo semanal na rota Fortaleza-Santiago, inaugurada em 2024.
MAIS AVIÕES
Nos últimos dois anos, a frota da LATAM no Brasil cresceu 13%. É esse o resultado do recebimento pela companhia de 25 novas aeronaves direto de fábrica desde janeiro de 2023.
MAIS VOOS E ASSENTOS
Atualmente, a LATAM é a empresa aérea que mais adiciona voos e assentos ao mercado brasileiro, operando a maior malha aérea da sua história no País, com voos para 52 aeroportos em território nacional. Para 2025, a companhia prevê um crescimento de até 8% na sua oferta doméstica de assentos (ASK**) no Brasil.
Já na operação internacional, a LATAM é a companhia que mais conecta o Brasil com o mundo, com voos próprios do País para 90 aeroportos no exterior. Em 2024, a LATAM inaugurou as rotas Brasília-Santiago, Curitiba-Lima, Fortaleza-Santiago e Recife-Santiago.
MAIS FUNCIONÁRIOS E CAPACITAÇÃO
O número de funcionários da LATAM no Brasil cresceu 14% nos últimos dois anos e alcançou a marca de 20,5 mil colaboradores. Em janeiro de 2025, a LATAM deu início às aulas da primeira turma de 70 bolsistas da Escola LATAM, um programa profissionalizante para o desenvolvimento de carreiras no mercado de aviação no País.
MAIS CLIENTES
Como consequência de seus investimentos em produto, tecnologia, frota e novos destinos, a LATAM lidera a aviação brasileira desde 2021, segundo a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), com quase 39% de participação (RPK*) no mercado doméstico brasileiro no acumulado de 2024. Entre os viajantes corporativos, a LATAM também lidera o ranking da Associação Brasileira de Agências de Viagens Corporativas (Abracorp).
Já na operação internacional, a LATAM fechou o ano liderando o segmento no Brasil com 23,6% de participação de mercado (RPK*), também segundo a Anac.
*RPK: sigla em inglês para Passageiros-Quilômetros Transportados.
**ASK sigla em inglês para Assentos-Quilômetros Oferecidos.
|
Sobre o Grupo LATAM
A LATAM Airlines S.A. e suas subsidiárias são o principal grupo aéreo da América Latina, com presença em cinco mercados domésticos da região: Brasil, Chile, Colômbia, Equador e Peru, além de operações internacionais dentro da América Latina e para Europa, Oceania, Estados Unidos e o Caribe.
O grupo LATAM possui uma frota de aeronaves Boeing 767, 777 e 787 e Airbus A321, A320, A320neo e A319.
LATAM Cargo Chile, LATAM Cargo Colômbia e LATAM Cargo Brasil são as subsidiárias de carga do grupo LATAM, possuindo uma frota combinada de 19 aeronaves de carga. Essas subsidiárias de carga contam com acesso as aeronaves de passageiros do grupo e operam na rede do grupo LATAM, bem como em rotas internacionais exclusivas para transporte de cargas. Além disso, oferecem uma infraestrutura moderna e uma ampla variedade de serviços e opções de atendimento para atender às necessidades de seus clientes.