22.1 C
Brasil
sábado, fevereiro 1, 2025
spot_img

BeltaCast: novo episódio do videocast conta a história da Belta e de Mariglan Gabarra, diretora executiva da Belta

A Belta conta com 51 agências associadas e cerca de 500 pontos de venda no Brasil

(Na imagem da esquerda para a direita: Desiree Chantre e Mariglan Gabarra). (Imagem: Youtube/ Associação Belta)

O mais recente episódio do BeltaCast trouxe uma entrevista especial com Mariglan Gabarra, diretora executiva da Belta (Associação Brasileira de Agências de Intercâmbio), que compartilha sua longa trajetória no universo dos intercâmbios e revela a história da Associação que, desde 1992, tem transformado a vida de estudantes brasileiros.

Mariglan Gabarra é diretora executiva da Belta e trabalha há mais de 20 anos na associação, e bateu um papo com Desiree Chantre, apresentadora do BeltaCast. Durante o episódio, Mariglan detalha como iniciou sua carreira na Embratur e depois migrou para o segmento de intercâmbios, onde construiu uma carreira sólida. “Trabalhei muitos anos na Embratur, meu primeiro emprego, e depois passei a atuar em uma agência de intercâmbio. Foi lá que surgiu a oportunidade de trabalhar na Belta”, relembra.

Mariglan também compartilha suas experiências pessoais como intercambista, destacando a importância dessas vivências para seu crescimento profissional e pessoal. “Meu primeiro intercâmbio foi uma marca de vida, fui para Los Angeles, nos Estados Unidos. Na primeira semana, já quis marcar minha volta, mas, com o apoio da agência, eu persisti e acabei não querendo mais voltar”, comenta. Além do inglês, Mariglan buscou aprimorar o espanhol e, atualmente, está se dedicando ao aprendizado do francês, planejando um novo intercâmbio. “Intercâmbio não tem idade nem limite. Sempre há algo novo para aprender e descobrir”, reforça.

Durante a conversa, Desiree enfatiza a relevância da Belta no mercado de educação internacional e seu impacto em toda a América Latina. “A Belta foi a primeira associação do gênero na América Latina e, ao longo dos anos, ajudou a criar outras associações na região e até em outros continentes”, destaca a apresentadora.

Mariglan explica que a Belta foi fundada por sete empresas pioneiras no setor, com o objetivo de garantir a qualidade e a seriedade dos serviços de intercâmbio. “Hoje, a Belta conta com 51 agências associadas e cerca de 500 pontos de venda no Brasil, além de 55 associados colaboradores em diversos países, incluindo colleges, universidades e escolas de idiomas”, detalha a diretora executiva.

O episódio também aborda as grandes transformações pelas quais o mercado de intercâmbio passou nas últimas décadas. Mariglan destaca dois momentos cruciais: o 11 de setembro de 2001, quando ocorreu a queda das Torres Gêmeas em Nova York, e a pandemia de Covid-19. “O 11 de setembro fez com que as agências buscassem alternativas ao destino favorito da época, os Estados Unidos, e o Canadá acabou se tornando o principal destino dos brasileiros. Já durante a pandemia, a Belta desempenhou um papel fundamental ao orientar as agências e auxiliar estudantes brasileiros a retornarem ao país”, explica.

Outro ponto de destaque foi o crescimento e a diversificação dos programas de intercâmbio. Segundo Mariglan, o intercâmbio deixou de ser um privilégio de poucos e passou a ser uma experiência acessível a diversos perfis. “Hoje, com planejamento financeiro, qualquer pessoa pode realizar o sonho de estudar fora. As agências oferecem programas para diferentes públicos, desde jovens a profissionais sênior”, afirma.

A cada ano, cresce o número de estudantes que realizam um intercâmbio. De acordo com a Pesquisa Belta, em 2023 houve um aumento de 21.68% no número de estudantes enviados ao exterior com interesses em estudos em comparação a 2022.

Ao final do episódio, Mariglan faz um convite às agências que ainda não fazem parte da associação. “Ser associado à Belta é ter acesso a suporte jurídico, assessoria de imprensa e uma rede de contatos internacionais que fortalece a atuação das agências no mercado”, conclui.

Para conferir o episódio completo do BeltaCast e conhecer mais sobre a história da Belta, acesse o canal oficial da associação no canal oficial.
Sobre a Belta

Criada há mais de 30 anos, a Belta – Associação Brasileira de Agências de Intercâmbio — visa promover a educação internacional no país. Como única associação das Agências de Intercâmbio do Brasil que oferece programas para todo o mundo e sem fins lucrativos, tem como foco certificar com o Selo Belta agências confiáveis no setor, por meio de um processo cuidadoso de análise financeira, técnica e idoneidade das agências. Atualmente, as agências especializadas Selo Belta representam 70% do mercado de educação internacional no Brasil, tendo cerca de 500 pontos de venda em todo o Brasil, 60 associadas colaboradoras que são associações internacionais de instituições de ensino de idiomas, universidades e redes de escolas internacionais, assim como prestadores de serviços afins ao segmento. A qualidade dessas empresas é atestada pelo Selo Belta, oferecendo credibilidade no Brasil e no exterior. A Belta tem prêmios acumulados ao longo desses anos, entre eles, o prêmio internacional STM Awards, considerado o Oscar do segmento de intercâmbio. Foi a primeira associação de agências de intercâmbio que, após receber 5 vezes essa premiação, alcançou o hall da fama. Conheça mais, aqui!

Related Articles

Redes Sociais

0FãsCurtir
0SeguidoresSeguir
0InscritosInscrever
- Advertisement -spot_img

Ultimas Notícias