Com o aumento de visitantes estrangeiros registrado no último ano, setor hoteleiro aposta em ações para tornar a experiência ainda mais exclusiva
Em 2024, o Brasil atingiu um marco histórico no turismo internacional, recebendo mais de 6,65 milhões de turistas estrangeiros, um aumento de 12,6% em relação ao ano anterior. Esse crescimento consolidou o país como um destino turístico de destaque, com mais de 690 mil visitantes internacionais apenas em dezembro. Com a aproximação do Dia da Hospitalidade, comemorado em 29 de janeiro, surge a reflexão sobre quais estratégias o setor de hotelaria pode adotar para melhorar a experiência dos turistas e garantir que se sintam acolhidos durante sua estadia.
A hospitalidade brasileira sempre foi um grande atrativo para os turistas. A calorosa recepção, acompanhada de um sorriso e do desejo de compartilhar a cultura local, faz com que estrangeiros se sintam em casa, independentemente de sua origem. De acordo com Renata Carvalho, diretora comercial da Realgems Cosméticos e Amenities, a hospitalidade no Brasil vai além do simples ato de acolher. “Ela está na forma como o turista é tratado em cada detalhe: nos pequenos gestos, nas conversas informais e na facilidade com que é possível interagir e se sentir parte do país”, afirma.
Dentro desse contexto, muitas empresas do setor de turismo e hotelaria estão implementando ações para aprimorar a experiência do hóspede. A Realgems, por exemplo, investe em pesquisas para aprimorar a qualidade de seus produtos, como amenities e cosméticos utilizados nos hotéis. “Sabemos a importância destes detalhes para os hotéis. Alguns de nossos clientes possuem ações específicas pensadas na experiência do cliente”, completa Renata.
A exclusividade também é aposta da Realgems ao oferecer produtos com rótulos personalizados dos hotéis. “A personalização torna a experiência mais completa e diferenciada. Os amenities que comercializamos com o rótulo inspirado no estabelecimento de destino da viagem fazem sucesso e chegam ao cliente final como uma delicadeza e atenção extra do meio de hospedagem”, explica.
Lília Maria Cunha Figueiredo e Mello, proprietária da Pousada Rabo do Lagarto, no Espírito Santo, destaca a importância dos estímulos sensoriais para a criação de uma experiência única. Com mais de 15 anos de experiência na hotelaria, o estabelecimento faz parte da associação Roteiros de Charme e é conhecido por seu atendimento ímpar, valorizando a experiência individual de cada hóspede. Lília explica que recebe seus hóspedes com um chá de boas-vindas e a entrega de um “cardápio de sabonetes”, com produtos exclusivos da Realgems, que permite ao hóspede escolher o aroma do sabonete que usará durante o banho. “É um gesto simples, mas que encanta nossos clientes. Percebemos o encantamento deles com esse detalhe”, comenta Lília.
Dicas para melhorar a experiência do hóspede
Durante a estadia são diversas oportunidades de proporcionar momentos únicos aos hóspedes, a pousada Rabo do Lagarto se destaca pelos seus diferenciais com esta dinâmica, que tornam a experiência ainda mais exclusiva, como o café da manhã com opções saudáveis para dietas mais restritivas. A recepção também é toda pensada para encantar o hóspede, o check-in é realizado em locais mais informais, como na varanda ou no lounge sob as árvores, proporcionando uma experiência mais descontraída e personalizada. Lilia conta que no quarto também é possível encontrar cuidados como uma bandeja com guloseimas e um cartão de boas-vindas personalizado. À noite, o hóspede encontra um tapete com a frase “hora de sonhar” ao lado de chinelos de pano e tapa olhos, criando um ambiente acolhedor e atencioso.
Para ela, a inovação nas experiências dos hóspedes não precisa ser restrita a hotéis de luxo. “Mesmo estabelecimentos mais simples podem surpreender com gestos espontâneos e criativos. Como oferecer um pãozinho fresquinho ou utilizar manteiga ao invés de margarina no preparo de alimentos, podem fazer toda a diferença na percepção do cliente”, comenta.
Com diversas opções exclusivas, a Realgems também se diferencia ao oferecer produtos como a linha pet, que permite os hotéis oferecerem cosméticos especiais para os hóspedes animais. “É necessário sair do básico para agradar seu cliente, além da linha pet temos uma linha inteira vegana e produtos exclusivos para as crianças, em parceria com a Turma da Mônica”, ressalta Renata. Para quem quer investir um pouco mais na experiência, é possível trabalhar com linhas da Bvlgari e Le Labo , marcas exclusivas da Realgems para hotelaria no Brasil.
Com o crescimento do número de visitantes internacionais, a qualidade da experiência oferecida pelos hotéis brasileiros se torna um fator fundamental para consolidar o país como um destino cada vez mais atrativo. A hospitalidade, aliada à inovação e ao cuidado com os detalhes, desempenha um papel essencial nesse processo, atraindo turistas que buscam não apenas conforto, mas também um acolhimento genuíno e inesquecível.
Sobre a Realgems
A Realgems é uma empresa líder em qualidade na produção de amenities e cosméticos para hotelaria. Especializada no desenvolvimento de produtos com matérias-primas rigorosamente selecionadas, possui três plantas industriais sediadas em Colombo, região metropolitana de Curitiba (PR). A companhia paranaense atua há 42 anos com compromisso em excelência e oferece uma ampla gama de produtos funcionais, seguros e personalizados, além de embalagens com designs inovadores e sustentáveis. Comprometida com a sustentabilidade, a empresa promove uma cultura de respeito ao meio ambiente ao seguir as mais recentes diretrizes verdes e buscando a sustentabilidade em todas as etapas de seus processos produtivos. Atualmente, atende redes hoteleiras renomadas em todo país e é licenciada das marcas Bulgari, Le Labo, Talentos do Brasil e Turma da Mônica, com exclusividade para a rede hoteleira.