22.7 C
Brasil
sexta-feira, janeiro 24, 2025
spot_img

Avanço da Bahia no turismo internacional repercute em feira do setor na Espanha

O crescimento da Bahia na atração de visitantes estrangeiros repercute na Feira Internacional de Turismo (Fitur), que acontece em Madri (Espanha), até domingo (26). Em 2024, o estado recebeu 140,7 mil turistas do exterior, um aumento de 52,9%, em comparação com o mesmo período de 2023, enquanto o Brasil cresceu 12,7%. Os dados da Polícia Federal são apresentados pela Secretaria de Turismo da Bahia (Setur-BA), no evento que reúne milhares de profissionais e empresas do setor de todo o mundo.
O resultado foi comemorado pelo titular da Setur-BA, Maurício Bacelar, na reunião com o presidente da Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo (Embratur), Marcelo Freixo, no estande do Brasil. “Fazendo o recorte do mês de dezembro, a Bahia recebeu mais de 15 mil turistas internacionais, superando Pernambuco, que registrou 10 mil, e o Ceará, com 9 mil. Estamos divulgando esses números na Fitur, para mostrar o potencial dos baianos e ampliar a nossa participação no mercado internacional da indústria de viagens “, pontuou Bacelar.
“Foi na Bahia que o turismo brasileiro mais cresceu. O estado puxa o bloco importante do Nordeste, que está preparado para competir com o Caribe. Temos mais do que praias para oferecer aos europeus, porque reunimos natureza, cultura, história e gastronomia”, completou Freixo. Setur-BA e Embratur firmaram acordo para a promoção do destino Bahia na França, em função do voo direto de Paris para Salvador.
Nesta quinta-feira (23), segundo dia da feira, a Setur-BA manteve contatos com as redes de hotéis espanholas Invisa, Iberostar e Grand Palladium, que já possuem negócios na zona turística Costa dos Coqueiros, no litoral norte baiano. Destaque para o novo empreendimento Costa Azul (Invisa), no município de Jandaíra, que prevê a construção de mais de cinco mil unidades hoteleiras e residenciais, num investimento de R$ 2,5 bilhões, até 2041.
“Há 15 anos, meu avô visitou a Bahia e se apaixonou pela litoral norte, onde comprou uma área de dois milhões de metros quadrados, na região de Mangue Seco. No local, iniciamos o projeto de um novo destino turístico, com hotéis e residências, cercados por belezas naturais”, relatou o espanhol Jorge Noguera, executivo do Grupo Invisa.
“A Bahia tem despertado o interesse de  investidores internacionais, que enxergam no turismo oportunidades de grandes negócios. O Governo do Estado oferece a contrapartida, realizando obras estruturantes nas regiões beneficiadas”, destacou Bacelar.
O estande da Bahia na Fitur Madri tem atraído a atenção dos participantes, que fazem fila para tirar fotos com a tradicional baiana. Eles ganham fitinhas do Senhor do Bonfim e experimentam o acarajé, acompanhado de cachaça produzida em alambique.

Related Articles

Redes Sociais

0FãsCurtir
0SeguidoresSeguir
0InscritosInscrever
- Advertisement -spot_img

Ultimas Notícias