Evento no AquaRio destaca projeto que promete transformar a experiência dos turistas no Brasil
Na última segunda-feira (9), o AquaRio, maior aquário marinho da América do Sul, foi palco de um encontro que reforça a importância da inovação e da sustentabilidade para o futuro do turismo brasileiro. O evento Um Mar de Inovações, realizado pelo Grupo Cataratas em parceria com a Faculdade de Turismo e Hotelaria – UFF (Universidade Federal Fluminense) e a Embratur, marcou o lançamento do projeto Maré de Inovação: Design de Serviços para Transformar a Experiência do Turista.
A abertura oficial contou com nomes de peso do setor: Pablo Morbis, CEO do Grupo Cataratas; Professor João Evangelista, diretor da Faculdade de Turismo e Hotelaria da UFF; e Edivaldo Reis, Gerente de Inovação e ESG da Embratur. Em discursos alinhados, os três destacaram o papel estratégico da colaboração entre governo, academia e iniciativa privada para a criação de soluções que unam tecnologia, experiência e consciência ambiental.
Um dos pontos altos da programação foi o painel Turismo, Inovação e ESG, que reuniu Talita Uzeda (Grupo Cataratas), Isabela Fogaça (UFRRJ) e Liliana Magalhães (SOMOS). A conversa abordou como práticas sustentáveis e recursos tecnológicos podem não apenas enriquecer a experiência dos turistas, mas também contribuir para a preservação de patrimônios naturais e culturais.
Na sequência, foi apresentado o Observatório de Turismo e Inovação – Hub Rio, que consolida a união de instituições de ensino em turismo, governança do turismo e entidades como o BioParque do Rio, o AquaRio e Paineiras Corcovado em prol do desenvolvimento de práticas inovadoras no setor. O projeto Maré de Inovação também ganhou destaque com a explicação de sua metodologia, que inclui análise de experiências em outros aquários renomados e pesquisa direta com visitantes para identificar pontos de melhoria.
“Queremos entender a jornada do visitante em profundidade, mapear suas expectativas e, com base nisso, propor inovações que melhorem a experiência, desde a chegada até a saída. Isso é fundamental para fidelizar o público e torná-lo embaixador de nossos atrativos,” explicou Pablo Morbis, CEO do Grupo Cataratas.
O presidente da Embratur, Marcelo Freixo, destacou a importância do evento, mais especificamente o entrosamento entre governo, iniciativa privada e universidade para não só para a valorização do turismo, mas também para a geração de empregos.
“A colaboração entre universidade, setor privado e governo é responsável por gerar novas oportunidades de negócios e emprego, especialmente na área de tecnologia e inovação. Nós fomentamos esse encontro na Embratur. Quem faz o turismo acontecer é o setor privado, nas universidades está o conhecimento e a inovação, e nós entramos com o incentivo, com a indução de investimento em novos projetos e soluções que enfrentem os desafios do setor, que são o de tornar a experiência do turista cada vez melhor”, explicou Marcelo Freixo.
O evento foi encerrado com a fala do Professor Carlos Lidizia, vice-diretor da Faculdade de Turismo e Hotelaria da UFF, em comemoração dos 10 anos do Núcleo de Projetos da Faculdade de Turismo e Hotelaria da UFF, seguida de um coquetel em frente ao grande tanque oceânico do AquaRio, uma das áreas mais icônicas do espaço.
Mais do que lançar um projeto, o encontro evidenciou o papel do Brasil como potencial referência em turismo sustentável e tecnológico. Com iniciativas como essa, os organizadores mostram que é possível unir crescimento econômico, preservação ambiental e experiências memoráveis para os visitantes.
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