Iniciativa visa promover o destino no mercado nacional e estrangeiro
“Rota do Barroco” é o mais recente vídeo da série Lisbon Stories, uma iniciativa da Associação Turismo de Lisboa (ATL) para a promoção externa do destino em mercados selecionados, entre eles, o Brasil. No vídeo, fica o convite para explorar a riqueza cultural e patrimonial de Lisboa, por meio dos museus e monumentos do estilo barroco.
Durante cerca de cinco minutos, é apresentado um itinerário por locais emblemáticos como o Museu do Barroco, o Palácio do Correio-Mor, o Palácio de Fronteira, o Palácio do Marquês de Pombal, o Palácio Ludovice, o Aqueduto das Águas Livres, o Palácio Nacional de Mafra, a Quinta Real de Caxias, o Palácio Nacional de Belém, o Museu Nacional dos Coches e o Museu Tesouro Real. É também feita menção às inúmeras igrejas e capelas que foram remodeladas e redecoradas ao estilo barroco, durante o reinado de D. João V.
Paula Oliveira, diretora executiva da ATL, afirma que “a riqueza decorativa e a complexidade arquitetônica do estilo barroco refletem uma época de prosperidade que marcou a identidade cultural de Lisboa. Presente em museus, monumentos e igrejas, o barroco deixou um forte legado histórico que convida agora à visita de todos.”
O estilo barroco teve o seu esplendor, em Lisboa, durante o reinado de D. João V, na primeira metade do século XVIII. Apesar de muitas das edificações desse período terem sido destruídas no terremoto de 1755, chegaram até aos nossos dias diversos exemplos da “Idade de Ouro” de Lisboa.
“Rota do Barroco” reforça o compromisso da ATL em divulgar a riqueza histórica, cultural e artística de Lisboa no mercado nacional e no estrangeiro.
Disponível em seis idiomas, o vídeo em Português pode ser conferido no link https://www.youtube.com/watch?
Sobre a Associação Turismo de Lisboa (ATL)
Fundada em 1998, a ATL é uma organização sem fins lucrativos constituída através de uma aliança entre entidades públicas e privadas que operam no setor do turismo. Atualmente conta com cerca de 900 associados, tendo como principal objetivo melhorar e incrementar a promoção de Lisboa como destino turístico e, consequentemente, aprimorar a qualidade e competitividade. Informações:
https://www.instagram.com/