22.8 C
Brasil
domingo, dezembro 22, 2024
spot_img

Avança o uso de IA nas operações de logística integrada da Multilog

Empresa adotou Inteligência Artificial há alguns anos e aperfeiçoa as ferramentas tecnológicas para ganhar em qualidade e elevar o nível de serviços aos seus clientes

A utilização da Inteligência Artificial para melhorar a eficiência da operação logística é uma ferramenta consolidada na Multilog, uma das maiores operadoras de logística integrada do Brasil, e segue avançando tanto para fornecer insights no dia a dia da operação e melhorar a qualidade dos serviços quanto para apoiar a segurança digital.

Com um investimento de 4% de sua receita na consolidação de tecnologias, a Multilog começou a utilizar a IA antes da pandemia, para previsões de faturamento e de estoques. O uso foi evoluindo, e há mais de três anos a empresa conta com modelos de IA para previsões de transportes e de alocação de cargas.

“Hoje, a Multilog converte todo o uso de IA em alto nível de atendimento de SLA (Service Level Agreement) – um importante indicador de qualidade do serviço – e em mais eficiência nas operações logísticas entregues aos clientes”, destaca Leonardo Moura, gerente de TI da Multilog. “Os ganhos com o uso de IA são bem importantes, pois, ao realizar análises de tendências e de consolidação de cargas, é possível aumentar as receitas.”

A tecnologia também é utilizada para proteger as operações da Multilog na parte digital, com bastante eficiência, pois a IA é capaz de identificar possíveis riscos de segurança e contê-los, sem que isso afete o compartilhamento de dados com os clientes.

O gerente da Multilog acrescenta que sua equipe vem desenvolvendo outras ferramentas de atendimento impulsionadas por IA para consumo interno dos próprios colaboradores e para uso externo junto aos clientes.

Leonardo Moura, gerente de TI da Multilog

Para o processo de atendimento aos clientes, já está em teste, em uma das unidades da Multilog, o uso de IA conectada diretamente ao robusto Datalake (base de dados de clientes e operações) da empresa, com o objetivo de fornecer uma gama de informações que ajudem na tomada de decisão e nas operações em geral.

“Estamos nos apropriando desse grande investimento realizado anteriormente no Datalake para melhorar o atendimento ao cliente com tecnologias de IA e IA generativa, que vão possibilitar, inclusive, a comunicação por chats de forma autônoma”, afirma Leonardo Moura.

Internamente, a empresa emprega a IA para a análise de processos e qualidade, obtendo da ferramenta, por exemplo, informações consolidadas sobre detalhes de uma determinada operação de cliente, procedimentos de etiquetagem ou dados sobre questões administrativas, como um reembolso. Desta maneira, evita-se o trabalho de acessar sistemas complexos para obter estas informações, tornando o acesso à informação cada vez mais ágil e democrático.

Sobre a Multilog

A Multilog se posiciona como uma plataforma consolidadora de operações logísticas no País. É líder na administração de recintos alfandegados no Brasil, incluindo os pontos de fronteiras secas no Mercosul. Possui certificação de Operador Econômico Autorizado (OEA) para atuar em cinco centros logísticos industriais e aduaneiros e dois portos secos. Possui 2 escritórios corporativos e 35 unidades com 2,2 milhões m² de áreas de armazenagem. Atende clientes de diversos setores, incluindo alimentos, bens de consumo, saúde, químico, automotivo & industrial, agronegócio e tech.

Fundada em Santa Catarina, com mais de duas décadas de expertise de logística, a empresa recebeu a autorização da primeira Estação Aduaneira do Interior (EADI) em 1996, começando a operar. Em 2016, passou a atuar no Paraná e no Rio Grande do Sul após aquisição de outras empresas do mercado e, ao final de 2017, iniciou em São Paulo. Em 2022, seguindo o projeto de expansão, realizou duas aquisições, que contemplam unidades distribuídas no Nordeste, em São Paulo e Santa Catarina, atingindo o faturamento de R$ 1 bilhão. Em 2023, em novo ciclo de crescimento, inaugurou o Porto Seco de Dionísio Cerqueira (SC), o Armazém Geral Químico de Itajaí (SC) e o novo Polo de Saúde de Alphaville (SP).

 

Related Articles

Redes Sociais

0FãsCurtir
0SeguidoresSeguir
0InscritosInscrever
- Advertisement -spot_img

Ultimas Notícias