Estudo levou em conta diversos critérios, como a qualidade dos destinos, a segurança, infraestrutura turística e o potencial de experiências inesquecíveis em meio à natureza
Em um reconhecimento que celebra sua riqueza natural e criatividade, o Brasil foi eleito o melhor país do mundo para o turismo de aventura. O ranking, produzido pelo portal US News & World Report, analisou fatores como segurança, qualidade dos destinos, infraestrutura e experiências memoráveis, posicionando o país à frente de concorrentes tradicionais, como Itália, Grécia e Tailândia.
Entre os destaques nacionais, a Natural Extremo, de Urubici, em Santa Catarina, ilustra bem o motivo do Brasil liderar essa lista. A empresa se especializou em criar experiências exclusivas e desafiadoras. São três atividades principais: o Salto de Pêndulo, a Tirolesa de Bike – ambas registradas como marcas próprias – e a tirolesa sobre o cânion, todas com uma vista incrível para a Cascata do Avencal, um dos cartões-postais da serra catarinense. Cada uma dessas aventuras combina a beleza cênica da região com a dose perfeita de adrenalina.
“O turismo de aventura conecta as pessoas de forma única à natureza e ao autoconhecimento. Estamos orgulhosos de representar o Brasil com atividades que não apenas encantam, mas também inovam o conceito de aventura”, diz Rafael Bridi, sócio-fundador da Natural Extremo.
A empresa, que já é referência no sul do país, tem uma grande novidade para o primeiro semestre de 2024: a inauguração do Salto de Pêndulo no Parque Caracol, em Canela, no Rio Grande do Sul. O novo projeto promete atrair ainda mais visitantes para a região, consolidando o Sul como um dos polos de aventura mais vibrantes do Brasil.
O crescimento do turismo de aventura
A diversidade de ecossistemas brasileiros permite uma gama ampla de atividades – desde trilhas na Chapada Diamantina até rafting no Pantanal e surfe ao longo do extenso litoral. Este cenário tem impulsionado a economia local, gerando oportunidades para pequenos negócios e fortalecendo comunidades.
Além disso, investimentos em capacitação e preservação ambiental garantem que destinos como Urubici, Brotas (SP) e Bonito (MS) continuem a encantar os visitantes. O Brasil se posiciona, assim, como um destino que oferece experiências sustentáveis e inesquecíveis.
O reconhecimento internacional além de elevar a visibilidade do turismo brasileiro, também reforça o papel de empresas inovadoras como a Natural Extremo. “Com uma combinação de beleza natural e atividades ousadas, elas mostram que o turismo de aventura aqui não é só uma experiência, é uma paixão nacional”, finaliza Bridi.
Sobre a Natural Extremo
Fundada em 2018, a Natural Extremo já soma mais de 30 mil aventuras realizadas. Referência em turismo de aventura no país, a empresa recebe visitantes de todos os Estados brasileiros e já proporcionou momentos memoráveis para clientes de 65 países. A unidade operacional da Natural Extremo está inserida em uma área de mais de 3.000 m² no Parque Mundo Novo, a cerca de oito quilômetros do centro de Urubici. Além das atividades de aventura, o espaço conta com áreas de descanso e de diversão, com slacklines e uma Teia Suspensa. Com sede administrativa localizada em Florianópolis, a Natural Extremo investe na construção de um ecossistema forte, estimulando o turismo catarinense e fomentando o destino com serviços inovadores e profissionais, que garantem a segurança e a diversão de seus participantes. Saiba mais em: www.naturalextremo.com