Ação “Rio In NY” e” Rio In Miami” capacita agentes e operadores de turismo do mercado norte-americano
A Secretaria de Estado de Turismo do Rio de Janeiro (Setur-RJ) e a TurisRio avançaram em mais uma ação de promoção turística dos destinos fluminenses. Desta vez, o mercado norte-americano é o foco das atividades de promoção do Rio, começando por Nova York, nesta quinta-feira (5/12), e encerrando em Miami, no próximo dia 9 de dezembro. O evento é voltado para agentes e operadores dos dois mercados em uma ação, que conta com o apoio da American Airlines e do Consulado Brasileiro.
O secretário de Estado de Turismo do Rio de Janeiro, Gustavo Tutuca, e o presidente da TurisRio, Sergio Ricardo de Almeida, reuniram-se nesta quinta-feira (5), com agentes e operadores de turismo de Nova York para apresentar atrativos e destinos com amplo potencial de atração. A ação contou com a apresentação da American Airlines, detalhando os novos voos entre os dois mercados. Uma importante reunião com a Associação de Operadores Turísticos dos EUA (USTOA, em inglês) foi o primeiro passo para uma parceria com a entidade, que deve se concretizar no início de 2025.
Os Estados Unidos é o terceiro país que mais emite turistas internacionais ao Rio de Janeiro.
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Esta é mais uma etapa do nosso trabalho de promoção do Rio de Janeiro, que tem sido totalmente apoiado pelo Governador Cláudio Castro. Aqui, apresentamos o potencial das 12 regiões turísticas do estado e reforçamos a nossa capacidade de receber grandes eventos do mais variados segmentos. Os EUA sempre estiveram entre os nossos principais emissores de turistas. Acredito que manter a não exigência de visto para os turistas norte-americanos foi uma decisão acertada – disse o secretário Gustavo Tutuca.
Em sua apresentação, Tutuca destacou novos roteiros e possibilidades de experiências turísticas aos profissionais americanos, além de destacar a aprovação do Projeto de Lei do Tax Free, um programa de reembolso de impostos (ICMS), em forma de cashback, em compras feitas por turistas estrangeiros, durante a viagem ao Brasil. Recentemente, o projeto foi aprovado pela Assembleia Legislativa do RJ e agora segue para sanção do Governador Cláudio Castro.
A estimativa é que a lei já esteja funcionando nas férias de julho de 2025. Quando estiver funcionando em sua plenitude, os valores podem passar de US$ 212 milhões para US$ 411 milhões anuais, o que representaria um impacto superior a R$ 2 bilhões na economia, segundo levantamento do Instituto Fecomércio de Pesquisa e Análises do Rio de Janeiro (IFEC RJ).
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O Tax Free é um novo capítulo para o turismo no Rio de Janeiro, uma conquista histórica para o estado. Estamos batendo recordes na chegada de turistas internacionais. Até outubro, já recebemos mais de 1,2 milhão de visitantes estrangeiros. O Tax Free é mais um atrativo, fomentando uma experiência de compra diferenciada para nossos visitantes estrangeiros – explica Tutuca.
No próximo dia 9 de dezembro, a ação segue para Miami, onde agentes e operadores receberão uma nova capacitação sobre os destinos do RJ. O objetivo é manter o Rio de Janeiro como destaque na prateleira de produtos turísticos no mercado norte-americano.