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segunda-feira, dezembro 23, 2024
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Espírito Santo: Equipe do projeto Conecta Turismo avalia resultados e projeta ações para 2025

A equipe do projeto Conecta Turismo realizou uma reunião, no dia 26 de novembro, para avaliar os avanços alcançados em 2024 e definir metas para 2025. O projeto, que busca modernizar a gestão do turismo no Espírito Santo, é conduzido pela Secretaria do Turismo (Setur), por meio do Observatório do Turismo, em parceria com a Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Espírito Santo (Fapes), o Laboratório de Internet e Ciência de Dados (Labic) e o Laboratório das Cidades (LabCidades), ambos da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes).

O encontro contou com a participação de Rafael Granvilla, gerente de estudos e negócios turísticos da Setur; Letícia Tabachi, coordenadora-geral do projeto; Roberta Vaccari, coordenadora técnica; e das pesquisadoras Ligia Poncio e Mariana Rodrigues, também da Setur. Representando o Labic, estiveram presentes o professor Fábio Malini, acompanhado dos bolsistas Igor Jales e Leonardo Cardoso. Já pelo LabCidades, participaram os professores Rodrigo Franklin e Everlam Montibeler.

Nova identidade visual

A reunião teve início com a apresentação oficial da nova identidade visual do Conecta Turismo, desenvolvida em 2024. A logomarca foi elogiada pelos participantes por traduzir a relevância e a solidez do projeto. “Foi um trabalho que superou as expectativas, traduzindo perfeitamente a importância do projeto para o setor de turismo do Espírito Santo”, destacou Letícia Tabachi, coordenadora-geral.

Principais resultados de 2024

Ao longo do ano, o projeto Conecta Turismo consolidou avanços em diversas áreas:

  • Redes sociais: Criação de métodos para monitorar eventos turísticos nas redes e elaboração de relatórios analíticos sobre sete eventos importantes, como a Festa da Polenta e o Festival de Inverno de Domingos Martins;
  • Dados secundários: Desenvolvimento de métodos automatizados para coleta de dados de fontes, como ANAC e ANTT, além da criação de um painel de Business Intelligence (BI) e boletins trimestrais;
  • Inteligência de dados: Análise de dados da Secretaria da Fazenda (Sefaz) e acordo com o Departamento Estadual de Trânsito do Espírito Santo (Detran|ES), para uso de informações do Cerco Inteligente;
  • IDTM e inventariação turística: Atualização do Índice de Desenvolvimento Turístico dos Municípios (IDTM) e avanço na sistematização de dados turísticos;
  • Comunicação: Criação de um plano estratégico, redefinição do site do Observatório do Turismo e parcerias para aplicação de diretrizes em mídias sociais.


Próximos passos

Para 2025, o projeto prevê a ampliação das ações. Entre os objetivos estão: finalizar o painel digital de pesquisa sobre termos turísticos; expandir o método de inventariação digital; publicar artigos científicos e atualizar o site do Observatório do Turismo com novos produtos.

“A integração entre as equipes e o planejamento estratégico são fundamentais para darmos continuidade ao que foi construído e enfrentarmos os desafios do próximo ano”, frisou Letícia Tabachi.

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