Grupo LATAM Airlines projeta um EBITDAR ajustado entre US$3,25 bilhões e US$3,60 bilhões para o próximo ano e um crescimento nas operações de passageiros do grupo entre 7% e 9% (medido em quilômetros disponíveis por assento – ASK)
Para a LATAM Brasil, projeta-se um aumento entre 6% e 8%
Santiago, 4 de dezembro de 2024 – O Grupo LATAM Airlines divulgou nesta terça-feira (8/12) suas projeções financeiras e operacionais para 2025. Desta forma, a LATAM estima um EBITDAR ajustado (resultados ajustados antes de juros, impostos, depreciações, amortizações e custos de arrendamentos, por suas siglas em inglês) entre US$3,25 bilhões e US$3,60 bilhões para o próximo ano, o que representa um aumento em relação ao guidance deste ano, que projeta um EBITDAR ajustado entre US$3,00 bilhões e US$3,15 bilhões ao final de 2024.
Além disso, o grupo espera um crescimento em suas operações de passageiros entre 7% e 9% (medido em quilômetros disponíveis por assento – ASK). No caso do mercado doméstico da afiliada do Brasil, projeta-se um aumento entre 6% e 8%, enquanto que para o doméstico das afiliadas do Chile, Colômbia, Equador e Peru, o crescimento esperado é entre 4% e 6%. No mercado internacional, o aumento seria de 7% a 9%.
“Hoje estamos informando ao mercado nossas projeções financeiras e operacionais para o próximo ano, que são o reflexo do bom momento do grupo e de um trabalho de longo prazo com foco na busca de eficiências e contenção de custos, colocando o cliente no centro do nosso negócio sempre”, afirmou o CEO do Grupo LATAM Airlines, Roberto Alvo.
m linha com as projeções para 2025, a LATAM antecipa uma geração de fluxo de caixa alavancado de mais de US$1 bilhão, que será impulsionada pelas economias de juros obtidas como resultado do refinanciamento de dívida. Além disso, o grupo projeta um custo unitário ajustado das operações de passageiros, excluindo combustível, entre 4,2 a 4,4 centavos.
Finalmente, a LATAM espera continuar com sua métrica de alavancagem líquida ajustada (dívida líquida total/EBITDAR ajustado) igual ou menor a 1,7 vezes e espera uma liquidez de mais de US$3,9 bilhões para o próximo ano, garantindo a resiliência operacional e flexibilidade para o crescimento.
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Sobre o Grupo LATAM
A LATAM Airlines S.A. e suas subsidiárias são o principal grupo aéreo da América Latina, com presença em cinco mercados domésticos da região: Brasil, Chile, Colômbia, Equador e Peru, além de operações internacionais dentro da América Latina e para Europa, Oceania, Estados Unidos e o Caribe.
O grupo LATAM possui uma frota de aeronaves Boeing 767, 777 e 787 e Airbus A321, A320, A320neo e A319.
LATAM Cargo Chile, LATAM Cargo Colômbia e LATAM Cargo Brasil são as subsidiárias de carga do grupo LATAM, possuindo uma frota combinada de 19 aeronaves de carga. Essas subsidiárias de carga contam com acesso as aeronaves de passageiros do grupo e operam na rede do grupo LATAM, bem como em rotas internacionais exclusivas para transporte de cargas. Além disso, oferecem uma infraestrutura moderna e uma ampla variedade de serviços e opções de atendimento para atender às necessidades de seus clientes.