22.9 C
Brasil
sábado, dezembro 21, 2024
spot_img

“O outro lado da ilha” marca encerramento de ação produtiva em Noronha

Neste domingo (22), acontecerá o evento “O outro lado da ilha”, que vai marcar o encerramento do convênio Gestão da Cadeia de Valor de Pesca de Fernando de Noronha, realizado pelo Sebrae, em parceria com a Administração do arquipélago. A ação é voltada para pescadores, operadores de turismo e comunidade em geral, a fim de apresentar os dois produtos desenvolvidos ao longo do projeto: o Manual de Boas Práticas e o Roteiro Turístico.

As atividades são gratuitas e vão acontecer no estacionamento ao lado da gerência do Porto de Santo Antônio, a partir das 19h. O público também vai contar com um

a palestra sobre turismo de base comunitária, reforçando a importância do desenvolvimento sustentável ligado à pesca e ao turismo local, ministrada pela especialista Marta Poggi.

As ações do convênio Sebrae foram iniciadas no fim de 2023 e, ao longo de 2024, diversas consultorias e capacitações foram realizadas para os pescadores e membros da Anpesca -Associação de Pescadores de Fernando de Noronha. O principal objetivo foi capacitá-los, fortalecer a associação e resgatar a tradição da pesca artesanal n

a ilha, considerada um patrimônio cultural e histórico de grande importância para a comunidade local.

“Ver o fortalecimento da pesca artesanal e da Anpesca, por meio das capacitações e do trabalho em conjunto com o Sebrae, nos dá a certeza de que estamos no caminho certo para preservar esse patrimônio e impulsionar seu papel na economia local”, afirmou a coordenadora de Meio Ambiente, Isadora Beltrão.

De acordo com a administradora da ilha, Thallyta Figuerôa, esse evento simboliza o sucesso das ações implementadas e a continuidade do compromisso com o desenvolvimento da pesca artesanal, bem como a valorização dos recursos naturais e culturais de Fernando de Noronha.

“Durante muito tempo, essa atividade não teve o destaque que merece, considerando a importância que sua tradição tem para a cultura e a história da comunidade noronhense. Então, foi muito gratificante participar da execução desse convênio, especialmente por termos a oportunidade de valorizar a pesca, que é a profissão mais antiga da ilha”, concluiu a administradora.

Texto: Bruna Woolley

Related Articles

Redes Sociais

0FãsCurtir
0SeguidoresSeguir
0InscritosInscrever
- Advertisement -spot_img

Ultimas Notícias